Notícias

FOMENTO

Prefeitura realiza entrega do Prêmio Literário da Academia Imperatrizense de Letras - 2021

Solenidade ocorre na sede da AIL e contempla escritor com premiação no valor de R$ 5.000,00

Publicado em: 19/08/2022 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Prefeitura realiza entrega do Prêmio Literário da Academia Imperatrizense de Letras - 2021

Foi aberta participação a autores locais e regionais com obra de qualquer gênero literário, publicada a qualquer tempo, até o final do ano de 2021 (Foto: Samuel Souza)

Será realizado nesta sexta-feira (19), a solenidade de entrega do Prêmio Literário AIL 2021, concedido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FUMIC), pela Lei Municipal n° 816/97. Realizado pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL), a cerimônia ocorre a partir das 19h, no Paço da Cultura Sálvio Dino, na sede da Academia, que fica em frente à Praça da Cultura.

Nessa edição, a Comissão de Avaliação foi composta por Liratelma Alves Cerqueira, representante da AIL; Gilberto Freire de Santana, representante da UemaSul; e Alexandre Zarate Maciel, representante da UFMA. A comissão escolheu como obra vencedora o livro "Xica do Sertão de Terra e Puaca”, do jornalista e escritor Domingos Alves de Almeida.

Além do Prêmio Literário de 2021, a obra vencedora também será agraciada com o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Além da obra "Xica do Sertão de Terra e Puaca”, a Comissão de Avaliação também escolheu mais duas obras que receberão o Selo Literário Academia Imperatrizense de Letras, sendo elas:  “Amores em tempo de @”, da escritora Hyana Reis; e "Palavras No Avesso: crônicas publicadas no Jornal Correio”, do escritor Marcos Fábio.

O Prêmio Literário da Academia Imperatrizense de Letras, foi destinado para autores locais e regionais que tivessem obra de qualquer gênero literário, publicada a qualquer tempo, até o final do ano de 2021. Como um dos critérios para participação, os escritores entregaram 03 (três) exemplares das obras com as quais queriam concorrer, para avaliação, exemplares esses que passaram a integrar o acervo da Biblioteca da Academia Imperatrizense de Letras.

Já para as próximas edições do Prêmio AIL, foi aprovada a Lei Municipal nº 1.924/2022, que atualiza o valor da premiação. A partir do ano que vem, serão contempladas duas obras literárias, sejam elas individuais ou coletivas. A primeira colocada receberá o equivalente a 05 (cinco) salários mínimos, já a segunda obra recebera uma premiação equivalente a 04 (quatro) salários mínimos.

Notícias