DEZEMBRO VERMELHO
Prefeitura realiza abertura da campanha Dezembro Vermelho
Com tema “Nascer sem HIV, viver sem AIDS”, a campanha de 2025 fortalece as estratégias de prevenção da transmissão vertical
Publicado em: 29/11/2025 por Maria Almeida

Lançamento da camapnha acontece a partir das 8h30, no auditório da UEMASUL (Foto: Reprodução da Internet)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, SEMUS, realiza nesta segunda-feira, 1º de dezembro, a partir das 8h30, no auditório da UEMASUL, a solenidade de abertura da campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado à intensificação das ações de prevenção, diagnóstico e enfrentamento ao HIV/AIDS. Solenidade constará com participação do ginecologista obstetra e sexólogo, Pedro Mário Lemos, profissionais da saúde, estudantes e autoridades do munícipio.
Com o tema “Nascer sem HIV, viver sem AIDS”, a campanha deste ano reforça a importância de fortalecer as estratégias de prevenção da transmissão vertical (quando o vírus é transmitido da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação). A mobilização tem como objetivo ampliar o acesso à informação, incentivar a testagem e destacar avanços alcançados pelo município na área da saúde pública.
Imperatriz, é referência nacional nas políticas de enfrentamento à transmissão vertical do HIV, tendo sido reconhecida com o Selo Prata, concedido pelo Ministério da Saúde aos municípios que demonstram eficiência nas ações de prevenção, acompanhamento e tratamento das gestantes vivendo com HIV e seus bebês. Inclusive, Imperatriz foi o primeiro município do Maranhão a receber o selo. O reconhecimento ressalta a qualidade das estratégias adotadas pela rede municipal, como testagem precoce, adesão ao pré-natal, assistência especializada e garantia de medicamentos.
“Em 2025, o Brasil comemora 40 anos de enfrentamento ao HIV/AIDS, e a informação continua sendo o instrumento mais eficaz para reduzir novos casos e assegurar que crianças nasçam livres do vírus. Trazer este tema para campanha deste ano é fundamental para que possamos avançar ainda mais e trazer para Imperatriz o selo ouro de boas práticas rumo a eliminação da transmissão vertical de HIV”, ressalta a coordenadora do Programa IST/AIDS do município, Kelma Costa.
A palestra da abertura abordará sobre a história do tratamento de HIV em Imperatriz e aspectos atualizados sobre prevenção, diagnóstico precoce, transmissão vertical, avanços no tratamento e os desafios no enfrentamento ao estigma, ainda existente em torno da doença. Pedro Mário foi o primeiro médico e primeiro coordenador do Programa IST no município, tem mais de 35 anos de dedicação, compromisso, cuidado e acolhimento as pessoas que vivem com HIV em Imperatriz e região.



