Notícias

LEITURA

Prefeitura oferece bibliotecas padronizadas para os alunos da rede municipal de ensino

Os estudantes têm acesso aos espaços de leituras em horários de funcionamento das escolas

Publicado em: 25/01/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Prefeitura oferece bibliotecas padronizadas para os alunos da rede municipal de ensino

Todas as escolas que possuem bibliotecas receberam padronização, com livros catalogados e organizados por legenda de corres, além de espaço de leitura. (Foto: Sara Ribeiro)

Nas 129 unidades escolares da rede municipal, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), implantou bibliotecas escolares para atender os estudantes. São acervos com mais de 3.500 títulos, com gêneros da literatura clássica, romance juvenil, crônica, conto, poesia, literatura-infantil e infanto juvenil. 

Todas as escolas que possuem bibliotecas receberam padronização, com livros catalogados e organizados por legenda de cores, além de espaço de leitura.

Nesses espaços, os alunos têm acesso aos livros, jogos de incentivo à leitura e aos projetos que envolvem a importância do Ler.  A exemplo disso, a Escola Municipal Paulo Freire conta com ambiente padronizado de leitura e um acervo com mais de 10 mil obras literárias. 

A responsável pelo setor de bibliotecas, Deivanira Vasconcelos, destaca que os espaços de leitura precisam ter uma padronização. “Tendo ambientes com características de leitura, de fácil acesso dos alunos às obras literárias, as bibliotecas ficam mais atrativas.  Por isso, é feito catalogação dos materiais e organização adequada dos espaços”.  

Dentre os projetos para 2023, a rede de ensino continuará com o processo de catalogação dos acervos, padronização dos ambientes e execução de oficinas em incentivo à leitura. “Estamos dando continuidade ao trabalho de sistematização das bibliotecas do município, para oferecer materiais pedagógicos de qualidade e proporcionar espaços adequados de estudos para nossos alunos”, frisa o secretário de Educação, José Antonio Pereira.

Notícias