Notícias

COMPRA DIRETA

Prefeitura mantém execução do Programa Alimenta Brasil

Lançado em outubro de 2022, o Programa Alimenta Brasil, beneficia diretamente 197 famílias da Agricultura Familiar

Publicado em: 13/02/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Agricultura

Prefeitura mantém execução do Programa Alimenta Brasil

Esses alimentos são também doados para os órgãos municipais, como o Hospital Municipal, Hospital Infantil, os Cras e pessoas em situação de insegurança alimentar. (Foto: Maira Soares)

O Alimenta Brasil é o programa de aquisição de alimentos do Governo Federal e tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Administrado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), agora sob a responsabilidade do novo titular da pasta, Klleyton Nascimento Silva, o Programa Alimenta Brasil, beneficia diretamente 197 famílias da agricultura familiar, devidamente cadastrados.

Segundo o coordenador do Programa Alimenta Brasil, Dablhitt Novais, o programa acontece por meio de “dispensa de licitação, e, o poder público adquire os alimentos produzidos por esses agricultores e destina a famílias em situação de insegurança alimentar, rede sócio-assistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação sócios-educativas e prisionais, entre outras. Iniciado em 2022, o programa se mantém firme em sua missão de servir, agora em 2023, efetuando a aquisição junto aos agricultores de produtos da Agricultura Familiar, recebendo-os às segundas e quartas-feiras, das 8 às 12 horas”.

A Prefeitura, por meio da Seaap, mantém também o que é chamado de ‘Cinturão Verde’, que se localiza em uma área do Aeroporto Prefeito Renato Moreira, cedida pela empresa CCR, atual gestora do local. Atualmente o ‘Cinturão Verde’, tem mais de 40 produtores da agricultura familiar, que vendem os seus produtos nas feiras, realizam também negócios com algumas empresas, e vendem também para a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, através do programa ‘Alimenta Brasil’, muito bem executado pelo Município, que serve de referência para outras cidades. Esses alimentos são também doados para os órgãos municipais, como o Hospital Municipal, Hospital Infantil, os Cras e para algumas pessoas que estão em situação de insegurança alimentar.

Com apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e da Produção, (Seaap), está sendo discutido a realização esse ano da Feira do Pequeno Produtor. O evento acontecerá, no Parque de Exposições de Imperatriz. Primeira reunião para discutir o assunto, aconteceu no ano passado.

Notícias