Notícias

Imperatriz é maior

Prefeitura leva o 'Bloco de Serviços' ao Corredor da Folia

Força-tarefa do município garante a segurança e diversão dos foliões

Publicado em: 21/02/2023 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Prefeitura leva o 'Bloco de Serviços' ao Corredor da Folia

A segurança dos foliões conta com reforço de mais de 300 profissionais, incluindo 40 agentes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) e 50 da Secretaria de Trânsito e Transporte, atuando com a Polícia Militar. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

A segunda-feira (20), quarto dia de festividades momescas, começou com muita animação e folia, com a banda Máscara Negra, no comando da jardineira. O percurso, que iniciou com concentração na praça da Cultura, passou pelas ruas Godofredo Viana, Treze de Maio, XV de Novembro, encerrando na Praça João Bispo. Além da animação dos blocos e brincantes, o grande destaque ficou por conta do Bloco de Serviços da Prefeitura, que através de suas secretarias e órgãos, garantiu mais um dia de folia com muita segurança e organização.

Para a realização do Carnaval 2023, uma força-tarefa foi montada, com organização da Fundação Cultural (FCI), em parceria com as secretarias de Trânsito e Transporte (Setran), Planejamento Urbano (Seplu), Saúde (Semus), Desenvolvimento Social (Sedes); das superintendências de Limpeza Pública (SLP) e de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec); da Guarda Municipal, além de órgãos como Polícia Militar, além de segurança particular, entre outros. Além de parceria com Governo do Estado. os deputados estaduais Janaina Ramos e Rildo Amaral; Tocantins Shopping; Marcelo Despachante, Borboleta Outlet e Hidrozon Refrigeração.

Sobre a organização do evento, Paulinho Lobão, presidente da Fundação Cultural, destacou, que “foi uma determinação do prefeito, Assis Ramos, que o Carnaval deste ano, fosse a altura da cidade de Imperatriz. Nesse momento quero agradecer em primeiro lugar a Deus, e dizer que com ou sem chuva o povo de imperatriz não deixou de prestigiar o nosso Carnaval. Em nome do prefeito, Assis ramos, quero agradecer nossos companheiros da Fundação e de todas as secretarias da prefeitura e aos nossos foliões, pois sem vocês esse evento não estaria acontecendo e não seria essa grandiosidade como está acontecendo”.

Durante os dias de carnaval, a segurança dos foliões contou com reforço de mais de 300 profissionais, incluindo 40 agentes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) e 50 da Secretaria de Trânsito e Transporte. Além disso, a Polícia Militar colocou 150 homens, entre os quais, forças especiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Cavalaria. E, ainda, foram contratos mais 60 profissionais de empresas terceirizadas para auxiliar durante as festividades. A segurança do evento contou também com apoio de militares do Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) de Imperatriz.

Para garantir a segurança viária dos foliões, em todo circuito da jardineira e também na Beira Rio, os agentes da Secretaria de Trânsito e Transportes reforçaram a sinalização do trânsito, nas imediações das festividades, montando barreiras de isolamento e organizando o fluxo de veículos na região. Já a Defesa Civil e a Secretaria de Planejamento Urbano fiscalizam a área para ambulantes tanto na Praça da Cultura, quanto em todo setor da folia.

“As demarcações foram realizadas em conformidade com o plano de ação, dentro da proposta estabelecida pela equipe técnica da Seplu. O processo foi realizado em conjunto com os ambulantes que agora irão utilizar os espaços para comercializar seus produtos no período de carnaval. Eles poderão atuar somente nos espaços demarcados”, disse Alessandro Pereira, titular da Seplu.

Com relação à segurança, o coordenador da Defesa Civil, Francisco Limeira, destacou o compromisso dos órgãos de segurança na festa, enfatizando que a pasta trabalha no apoio de crianças perdidas, chaves, no vistoriando de barracas, instalação de energia, além do monitoramento em todo setor da grande Beira Rio. Além dos itens de segurança, a equipe vistoria as demarcações, realizadas conforme o plano de ação, dentro da proposta estabelecida pela equipe técnica da Seplu.

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa IST/ AIDS, para garantir a prevenção e saúde dos foliões durante o carnaval, tem realizado diariamente a distribuição de camisinhas masculinas, femininas e panfletos educativos para a população. A medida visa orientar os foliões sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis, e a importância de se cuidar, principalmente durante o período de festividade momesca.

“O Programa reforça suas ações de prevenção nesse período, participando ativamente entre os foliões na distribuição de preservativos masculinos e femininos com panfletos informativos. Estamos trabalhando em cima da prevenção e orientação”, explicou a coordenadora do Programa, Marcella Régia.

Outro importante grupo que marca presença durante todo o período de carnaval, é o Bloco da Limpeza, montado pelas frentes de serviços da Superintendência de Limpeza Pública. Os agentes de limpeza do município estiveram dispostos em diversos pontos do corredor da folia, assim como na Beira Rio, realizando a constante limpeza e varrição dos espaços, tudo para garantir aos brincantes, mais conforto e organização.

Por sua vez, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), atuou com a campanha “Carnaval sem trabalho infantil e violência sexual”, e por meio do Bloquinho “Mamãe eu quero brincar”, que percorreu o circuito da folia conscientizando a população, e realizou a distribuição de materiais informativos e alerta para os canais de comunicação para denunciar essas situações. De caráter educativo, durante todos os dias de folia e até mesmo depois da festa, as equipes da Prefeitura de Imperatriz continuarão percorrendo a cidade para conscientizar a população.

Caso veja uma situação de trabalho infantil e violência sexual durante o Carnaval, as denúncias podem ser encaminhadas para o Conselho Tutelar, por meio do número (99) 98546-1231 e (99) 99162-3160; Abordagem

Social (99) 98128-7521 ou pelo Disque 100.

Notícias