CONSCIENTIZAÇÃO
Palestra sobre educação no trânsito conscientiza alunos da Escola Marcílio Dias na Vilinha
‘Lição de Cidadania’ educa os futuros condutores para mais seguranças nas ruas
Publicado em: 24/10/2022 por Gil Carvalho

Evento abordou boas práticas, respeito e responsabilidade no trânsito (Foto: Gil Carvalho)
Os alunos da Escola Marcílio Dias, na Vilinha, participaram nessa segunda-feira (24) de palestra educativa sobre boas práticas no trânsito, respeito e responsabilidade. A ação foi ministrada por agentes que compõem o Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), órgão da Prefeitura de Imperatriz.
De forma recreativa, as crianças conheceram as principais regras sobre sinalização viária, dispositivos de segurança, respeito e responsabilidade no trânsito em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão. Além disso, os instrutores falaram das consequências do desrespeito e descuidos por parte de pedestres e de motoristas, como também sobre a importância de se obedecer às leis de trânsito.
O instrutor Marcos Vinicius diz que a iniciativa procura orientar e, especialmente, conscientizar os estudantes para as boas práticas no trânsito, evitando futuras ocorrências de sinistros e contribuindo para uma melhor educação na segurança viária nas ruas de Imperatriz. Ele observa ainda que o artigo 74, do CTB, disciplina que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Teresinha Miranda, coordenadora de Educação Para o Trânsito, assinala que “o projeto educa os futuros condutores para um trânsito mais seguro, democrático e com menos acidentes nas vias públicas”. “Difundimos que a partir da conscientização de que as vias são formadas por pessoas, que o respeito às leis é fundamental, podemos salvar milhares de vidas”, assinala.
Ela ressalta ainda que o tema “Cidadania e Trânsito” tem sido amplamente divulgado nas escolas públicas, privadas, empresas e instituições que buscam interagir durante a realização das palestras que esclarecem a comunidade em geral sobre um trânsito mais seguro para todos os imperatrizenses. “Nosso foco é salvar vidas através dessas palestras que orientam e conscientizam motoristas e pedestres”, finalizou.