Notícias

ACESSIBILIDADE

Padronização de calçadas recebe visita técnica do setor comercial

Objetivo é o ajuste de detalhes ou retificações, antes da inauguração oficial da obra

Publicado em: 15/12/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Governo

Padronização de calçadas recebe visita técnica do setor comercial

Obra disponibiliza mobilidade adequada e confortável para a população. (Foto: Edmara Silva)

Nesta quinta-feira (15), secretários do município estiverem presentes acompanhando a visita técnica da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), na obra de padronização de calçadas realizada nesse primeiro momento, na Avenida Getúlio Vargas, trecho entre ruas Sousa Lima e Amazonas, Centro.

Estiveram presentes os secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Rosa Arruda; Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Fábio Hernandez; Planejamento Urbano (Seplu), Alessandro Pereira; Governo e Projetos Estratégicos (Segov), Eduardo Soares e representantes da categoria dos comerciantes, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), João Lira e o corpo técnico da instituição.

O presidente da ACII, relatou que a visita técnica é importante para ajustar detalhes ou até mesmo retificações, ou concertos desse primeiro momento de obras, antes da inauguração oficial. “Objetivo é fazer uma visita técnica desse primeiro quarteirão, para acompanhar o desenrolar da obra que é a padronização das calçadas, sendo a sequência do calçadão, considerado o maior centro comercial de Imperatriz e região”. Sobre o antes e o depois, o presidente João Lira destaca que “tanto o lojista, como as pessoas que frequentam esse grande centro, já sentem o efeito dessa obra que disponibiliza mobilidade adequada e confortável para a população”.

O aposentado Josué Barreto, afirma já  ter caído antes que as calçadas fossem padronizadas e destaca que ação é inédita desde a fundação da cidade há 170 anos. “Eu e minha sogra já caímos e há muitos outros relatos de pessoas que caíram e se machucaram. Uma cidade com 170 (cento e setenta) anos, nunca houve um gestor que realizasse esse trabalho, bom para os idosos e para toda sociedade de forma geral que transita diariamente no calçadão de Imperatriz”.

O empresário Manoel Marcone Marques, relata que a adequação das calçadas trouxe maior mobilidade para as pessoas que passam pelo local. “Antes não conseguíamos nem andar nas calçadas do coração comercial de Imperatriz. Hoje temos calçadas mais largas. A rua ficou mais agradável tanto para os cadeirantes, como para deficiente visuais, que agora têm condições de trafegarem e isso mostra a forma de um gestor querer organizar uma cidade”.

O vendedor Nilson Barros, relata que “após a padronização das calçadas ficou melhor para as pessoas com alguma deficiência, como os cadeirantes. Achei bacana e melhorou bastante o fluxo de pessoas, que contam com calçadas mais amplas”, conclui.

 

Notícias