economia

TURISMO

Prefeitura participa dos últimos preparativos para receber o Rally dos Sertões

Caravana Sertões contará com 2 mil participantes em Imperatriz

Publicado em: 02/09/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Prefeitura participa dos últimos preparativos para receber o Rally dos Sertões

Aberto ao público, evento será realizado dia 8 de setembro, a partir das 8h, no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva. (Foto: Patrícia Araújo)

Reunião que discute últimos preparativos para a passagem do Rally dos Sertões na cidade, foi realizada no auditório Juca Machado, no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, nesta sexta-feira (02), com a presença de representantes da Prefeitura de Imperatriz. Na pauta foram abordadas questões sobre a logística do evento, infraestrutura, segurança, alimentação, atrações artísticas e culturais, sinalização, tráfego de veículos e pessoas, destinação de resíduo sólidos, dentre outros.

Para garantir a segurança do local será montado Posto Base da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) que estará na chegada e permanecerá até a saída da equipe do hally. O Corpo de Bombeiros, com a Polícia Militar (PM), também estará garantindo a ordem do evento. O comandante da GMI, Josenildo Ferreira, enfatiza  que “equipes estarão disponíveis com viatura, para dar condições de segurança para as pessoas que participam do evento e também para as que estão visitando o local. Haverá ainda uma equipe permanente na Vila Sertões".

Acesso

O trânsito de carros, motos e pedestres será realizada pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) que garantirá a segurança e fluidez, como pontua o coordenador de trânsito, Hodislan Maciel. “Estamos montando um programa de excelência para garantir a chegada de veículos e também a saída tanto dos participantes quanto para os visitantes de um evento conhecido mundialmente, como o Rally dos Sertões”.

(Foto: Patrícia Araújo)

Representando a cultura do nosso estado, o diretor-executivo do Conservatório de Música de Imperatriz, Charles Oliveira, relatou que aproveitará a diversidade regional que estará reunida em um único local para apresentar o Bumba meu Boi. Diretor explicou que a Fundação Cultural participará com toda a estrutura de palco, som, iluminação, atrações culturais voltadas para o São João. Sobre as apresentações artísticas haverá DJ, banda de rock e Forró Pé de Serra.

A limpeza e infraestrutura do local será disponibilizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) e pela Secretaria de Limpeza Pública (SLP). De acordo com o secretário da Sinfra, Fábio Hernandes, “a Prefeitura, por determinação do Prefeito Assis Ramos, estará presente com força total, dando acolhida a mais de 2 mil pessoas que estarão presentes no dia do evento”.

Valorização 

O artesanato local será evidenciado na Feira, por meio da parceria entre a Prefeitura e a Associação dos Artesãos de Imperatriz (Assari), como relata o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Wilson Filho. “Estamos participando diretamente na parte da logística, com a montagem das tendas, na parte da alimentação e no espaço cultural com barracas padronizadas para a Feira Cidadã de Artesanato que será realizada no evento”.

(Foto: Patrícia Araújo)

A presidência da Assari, desde o primeiro momento da divulgação da passagem do Rally dos Sertões pela cidade, foi comunicada para participar por meio da Sedec. “Conversaram comigo, já há algum tempo, e nos ofereceram essa rica oportunidade, que é termos uma área para o artesanato. Só felicidade e gratidão da nossa associação está lá dentro. Porque o artesanato Imperatriz hoje ele já não é reconhecido só ao nível de Imperatriz, mas nacionalmente”, descreve a presidente da associação, Simone Fonseca.

Irão participar 24 artesões que trabalham com produção específica para o Rally dos Sertões, desde o mês de julho, que retratam elementos da natureza da nossa região. “Os artesões têm um grande potencial e as pessoas que optarem em levar nossos produtos, vão ter retratado referências de Imperatriz, do que encontramos em abundância na natureza e o artesanato com couro com tudo que envolve a nossa cidade. Terão peças maravilhosas feito por nossos artesões, para encantar quem for participar dessa feira”, conclui a artesã.

O produtor do Rally dos Sertões, Rodrigo Palladinno, conta que sua chegada na cidade aconteceu nesta quinta-feira, 1 de setembro e já aguarda ansioso a chegada do Rally. “Está vindo uma caravana de 2 mil pessoas e a presença de vocês será muito bem-vinda. Só temos a agradecer”.

(Foto: Patrícia Araújo)

Meio Ambiente 

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), Rosa Arruda, explana como será atuação na parte ambiental.  “A secretaria participará na parte ambiental com a destinação correta de resíduo sólidos, distribuição de coletores e posteriormente, com a destinação desse resíduo reciclável para a associação de catadores”.

Turismo 

Para garantir a passagem do Rally dos Sertões pela cidade, a Superintendência Municipal de Turismo (SUTUR) teve que cumprir com todas as determinações para permanência do município no Mapa do Turismo Brasileiro. O Mapa é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, que define a área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. De acordo com o Superintendente de Turismo Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnnee, as expedições serão acompanhadas. “Estaremos acompanhando as expedições, que é o turismo dentro do Rally dos Sertões. Para nossa região vão ser 3 expedições e vão percorrer o mesmo caminho dos Sertões com um diferencial, eles vão experimentar o que de melhor a região e a Cidade da Criança têm para oferecer, com uma vida noturna, os atrativos naturais, etc”.

(Foto: Patrícia Araújo)

Participam diretamente da 30º versão do Rally dos Sertões as secretarias de Comunicação (Ascom), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Educação (Semed), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (Setran), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), a Fundação Cultural e Guarda Municipal. 

economia