economia

OPORTUNIDADE

Emprega Imperatriz oportuniza oferta de emprego para trabalhadores

Programação teve recebimento e encaminhamento de currículos, além de minicursos gratuitos

Publicado em: 14/06/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Emprega Imperatriz oportuniza oferta de emprego para trabalhadores

Certificados serão entregues na sede do Sine Municipal. (Foto: Kalyne Cunha)

Com objetivo de redirecionar trabalhadores desempregados ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Imperatriz, por meio do Sine Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizou nesta terça-feira (14), no Imperial Shopping, o Emprega Imperatriz. Os participantes levaram currículo impresso, carteira de trabalho física ou digital e documentos pessoais.

Em parceria com a Unisulma, a ação contou com oferta de minicursos gratuitos ministrados por alunos de administração da instituição, voltados para estratégias de inserção no mercado de trabalho, como relata a coordenadora do curso, Luciana Rodrigues. “Estamos capacitando os trabalhadores da ação de hoje com três minicursos: instruções sobre a potencialização do currículo; motivação e o poder da autoimagem; atendimento e ética profissional. Os temas foram escolhidos a partir dessa primeira etapa, que é a entrega do currículo, para os trabalhadores terem o conhecimento de adentrarem ao mercado de trabalho”.

Trabalhadores recebem capacitação com oferta de minicursos
Trabalhadores participando de minicursos durante o evento. (Foto: Kalyne Cunha) 

O secretário da Sedec, Wilson Filho, explica que ações como essa são extremamente importantes, principalmente no cenário de incertezas causadas pela pandemia de Covid-19. “Houve a primeira edição do Emprega Imperatriz e recebemos mais de 200 currículos em um único dia de ação. O projeto ficou suspenso por conta da pandemia, mas voltou esse ano com grandes expectativas, pois o cenário do mercado de trabalho vem mudando e com isso surgem novas vagas de emprego na cidade. Os trabalhadores que aqui vierem poderão contar ainda com capacitação profissional com certificação”.

A equipe do Sine Municipal receberá os currículos para vagas de emprego e realizará encaminhamentos para entrevistas, como explica a diretora do órgão, Camila Gomes. “A carta de encaminhamento que as empresas frisam é uma segurança que elas têm de saber que realmente esse trabalhador foi encaminhado do Sine. O trabalhador que atende a exigências de uma vaga, no órgão, o currículo é selecionado e encaminhado para a empresa que conduzirá a triagem e seleção. Nossa equipe entrega uma carta de encaminhamento para que o trabalhador possa participar da entrevista”.

A diretora reitera que, “a carta é a segurança de saber que o trabalhador foi encaminhado através órgão, para ser dado um retorno para o Ministério da Economia e baixa no sistema, porque é realizada uma cotação”, conclui Camila.

Equipe da Sedec durante atendimento no Emprega Imperatriz. (Foto: Kalyne Cunha) 

Otimistas com a oportunidade de emprego, a estudante Darlene Silva, 21 anos e Nicole Silva, 19, explicam como se prepararam. Darlene disse está desempregada desde setembro do ano passado e por esse motivo trancou a faculdade de administração no 3º período. “Através das redes sociais da Prefeitura fiquei sabendo da ação e um amigo, também, me encaminhou. Estou com grandes expectativas que dessa vez dará certo, porque é currículo atrás de currículo que saio entregando e sempre fico na expectativa de ser chamada”.

Nicole discorre que está desempregada há mais de um ano e assim como Darlene soube da ação por meio das redes institucionais da Prefeitura. “Ontem deixei separado meus documentos aguardando o dia de hoje. Não pensei duas vezes e vim tentar uma vaga de emprego e estou na expectativa. Assistirei ao curso, porque é mais um diferencial para o meu currículo. São mais chances de arrumar um emprego”.

Currículo nas mãos e a expectativa de uma vaga de trabalho. (Foto: Kalyne Cunha) 

Após o recebimento dos currículos haverá o acompanhamento do trabalhador verificando os que já participaram das entrevistas e os que já foram empregados até o final do ano. A diretora Camila reitera que, “a ação de hoje não é apenas uma entrega de currículos, mas todo um acompanhamento. Faremos o passo a passo desse trabalhador”, conclui.

As certificações dos minicursos serão realizadas pela Sedec e entregues na sede do Sine Municipal, localizado na Rua Coriolano Milhomem, em frente à Praça Mané Garrincha, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

economia