MONITORAMENTO
Nível do Rio Tocantins subiu 70 centímetros nos últimos 10 dias
Devido à forte onda de calor na região, Defesa Civil alerta também para riscos de afogamentos
Publicado em: 22/09/2023 por Islene Lima
A forte onda de calor extremo tomou conta de todo o Brasil e, em Imperatriz, não é diferente. Com temperaturas que podem atingir mais de 40 graus, neste final de semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), reforça cuidados básicos para esse calorão, além de alertar sobre o nível do Rio Tocantins, que continua subindo, mesmo em meio as altas temperaturas.
Segundo o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, e do boletim de monitoramento, nos últimos 10 dias, o nível do Rio Tocantins subiu cerca de 70 centímetros, com previsão de subir mais nos próximos dias, devido à mudança de estação e a vinda das chuvas na região.
“Sabemos que o calor em Imperatriz está insuportável, e compreendendo que o Rio Tocantins será um dos refúgios para os banhistas, temos que deixar o alerta a população sobre cuidados básicos na hora do lazer, pois, apesar das altas temperaturas, a previsão é que o nível dele continue subindo, como tem acontecido, e isso pode implicar em afogamentos, já que as praias não têm nenhum suporte para receber esses banhistas”, pontua Josiano.
O secretário explica ainda que praias como do Cacau, do Meio, Amizade e Goiás, são as mais próximas do Centro da cidade, e consequentemente acabam atraindo mais gente para o lugar. “Já tivemos um afogamento esse mês, mesmo alertando sobre os perigos, mesmo a maioria dos bancos de areia sumindo, fomos nos empreendedores, conversamos, monitorando, ou seja, estamos todos os dias nesse diálogo com a população, visando a prevenção de quem procura o Rio Tocantins para se refrescar”.
Dicas para enfrentar as altas temperaturas em Imperatriz!
*Beba no mínimo dois litros de água por dia
*Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele
*Use protetor solar mesmo na sombra
*Se for para o rio, evite bebidas alcoólicas
*Coma bastante frutas
*Evite exposição ao sol das 11h às 16h