Notícias

CONSCIENTIZAÇÃO

Mutirão Novembro Azul realiza mais de 1000 atendimentos em três dias

Ação da Prefeitura de Imperatriz ocorreu nos dias 16, 17 e 18 na Praça Mané Garrincha, com a Unidade Oncológica Móvel

Publicado em: 19/11/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Mutirão Novembro Azul realiza mais de 1000 atendimentos em três dias

Atendimento também ofertou exames para rastreio do câncer de próstata (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou nesta sexta-feira, 18, a quinta edição do Mutirão Azul, com a Unidade Oncológica Móvel.  Em três dias de ação, foram realizados mais de 1.2000 atendimentos, entre consultas e exames. O mutirão foi parte das atividades do Novembro Azul, campanha mundial de combate e prevenção ao câncer de próstata.

"Esses números positivos de atendimentos mostram indícios de que pouco a pouco tem diminuído o estereótipo de que homem não cuida da saúde. Fizemos a ação e os homens atenderam o nosso chamado, no combate à doença que é uma das que mais afetam esse público. Lembrando que a prevenção é contínua, durante todo o ano", explicou o secretário Alcemir Costa.

Durante os três dias, o Ônibus Rosa ofertou consultas com urologistas e exames para rastreio do câncer de próstata. Os resultados serão entregues no prazo de 15 a 20 dias à população. "Então, quem esteve na unidade móvel nesse mutirão pode ir buscar os exames na Secretaria de Saúde, localizada na Dorgival Pinheiro, Centro da cidade", pontua a coordenadora da Oncologia do Município, Vilenice Batista.

Com o encerramento do mutirão, o ônibus rosa segue as atividades itinerantes pela cidade. Serão realizados atendimentos em empresas privadas e instituições públicas. "Esta é uma forma de descentralizar os nossos serviços e estar mais próximo da comunidade, realizando os atendimentos. Durante as campanhas a gente intensifica as ações, entretanto o atendimento ocorre durante todo o ano, seja nas nossas UBS'S, seja na unidade móvel", pondera o secretário.

A campanha Novembro Azul este ano tem como tema “Diga não ao preconceito e sim à vida” e segue até o final do mês com atividades. Já foram realizados palestras, atendimentos nas comunidades e hoje, 19, ocorre o jogo em comemoração ao Dia Internacional do Homem.

Dados 

O setor de Oncologia do Município já registrou, de janeiro até início deste mês, 78 casos de câncer de próstata em Imperatriz.  O setor aponta ainda que de 2018 para cá foram registrados 407 casos. Quando se tratam dos dados de outros tipos de câncer, no mesmo período, somam-se 2.538 casos registrados.



 

Notícias