Notícias

APOIO

Município dará suporte logístico à Feira do Pequeno Produtor

Primeira reunião que discutiu o assunto, aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) no auditório do Sinrural, no Parque Lourenço Vieira da Silva

Publicado em: 23/11/2022 por Dema de Oliveira

Secretaria de Agricultura

Município dará suporte logístico à Feira do Pequeno Produtor

Prefeitura apoiará com suporte logístico no transporte das mercadorias e estrutura das barracas (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e da Produção, (Seaap), dará total suporte logístico à Feira do Pequeno Produtor, que está sendo discutida para ser realizada no próximo ano, no Parque de Exposições de Imperatriz. Primeira reunião para discutir o assunto, aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), no auditório do Sinrural, localizado no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva.

O Secretário de Agricultura, Raimundo Nonato Gonçalves da Silva, destacou que a Prefeitura, dará total apoio aos produtores da cadeia de produção familiar e os pequenos produtores, com o suporte no transporte dos produtos, das mercadorias, como também da estrutura das barracas, tanto as da própria Seaap, como também as da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

“A determinação do prefeito Assis Ramos, é, que todos os nossos produtores da cadeia de produção familiar, tenham condições de participar dessa feira, tendo em vista que essa feira tem por objetivo, fomentar exatamente a produção familiar do pequeno produtor. A determinação é de que, além dos espaços na feira para ele vender os seus produtos, ele também tenha pelo menos um dia no mês, um espaço voltado para vender direto ao consumidor”, destacou o Secretário Raimundo Gonçalves.

A prefeitura, por meio da Seaap, mantém o que é chamado de ‘Cinturão Verde’, que se localiza em uma área do Aeroporto Prefeito Renato Moreira, cedida pela empresa CCR, atual gestora do local. Atualmente o ‘Cinturão Verde’, tem mais de 40 produtores da agricultura familiar, que vendem os seus produtos nas feiras, realizam também negócios com algumas empresas, e vendem também para a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, através do programa do governo federal ‘Alimenta Brasil’, muito bem executado pelo Município, que serve de referência para outras cidades. Esses alimentos são também doados para os órgãos municipais, como o Hospital Municipal, Hospital Infantil, os Cras e para algumas pessoas que estão em situação de insegurança alimentar.

O presidente do Sinrural, Afonso Danda, informou que o Sindicato Rural, tem obrigação com o produtor rural, sendo ele grande ou pequeno, como agricultura familiar. E o agricultor familiar, trabalha muito no hortifrúti, e nos pequenos animais. “Reunimos aqui hoje município, estado, todos envolvidos para podermos desenvolver uma feira do pequeno produtor, aqui no Parque de Exposições, Lourenço Vieira da Silva. Temos área, estacionamento e estrutura. Entretanto, precisamos coordenar com o Sebrae, Cenar, Agep, Sagrima, como seria essa feira. Nossa ideia é que o local esteja bem estruturado com o conforto necessário, para que o público-alvo possa ir ao parque realizar suas compras. A Ideia é a de realizar a feira uma ou duas vezes por mês, dependendo da demanda”, disse Afonso Danda.

Uma dos presentes a reunião, foi o representante do Banco do Nordeste, que propôs a melhora da produção, com financiamento, inclusive para que o produtor possa adquirir irrigação, maquinário, treinamentos e outras melhorias, principalmente para o pequeno produtor. A feira ainda não tem data definida para começar, por enquanto está em fase embrionária, mas será realizado no próximo ano.

Notícias