Meio Ambiente

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Semmarh participa de atividades do Dia Nacional do Campo Limpo

Ação foi promovida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina

Publicado em: 16/08/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Semmarh participa de atividades do Dia Nacional do Campo Limpo

Evento na sede da ACIART, no Distrito Industrial de Imperatriz (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, participou na manhã desta sexta-feira (16), da 15ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo. Com o tema “Juntos, semeando o campo limpo”, o encontro foi realizado na Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART), BR 010, Km 1359, Distrito Industrial.

Representando a Semmarh, o secretário adjunto da pasta, Flavio Oliveira, destacou a importância da destinação correta de embalagens de agrotóxicos. "Ao retirar dos campos noventa e quatro por cento das embalagens plásticas primárias de defensivos agrícolas comercializados, o Brasil se mantém como líder mundial em destinação adequada deste material. Imperatriz não é diferente, continua avançando na logística reversa, e em políticas públicas que potencializem ações que visam minimizar os impactos ambientais”, explicou.

Instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657/2008, o Dia Nacional do Campo Limpo 2019 foi comemorado, excepcionalmente este ano, em 16 de agosto. Objetivo das atividades é reconhecer a participação de agricultores, canais de revenda, cooperativas, indústrias fabricantes e poder público, na área da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta. "Quando cada um cumpre a sua parte, temos muitos motivos para comemorar. É um trabalho compartilhado entre agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público, e a data reconhece a importância de todos os elos na cadeia agrícola.”, acrescentou Flavio.

Criada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), o Dia Nacional do Campo Limpo foi comemorado em mais de 100 unidades de recebimento em 23 estados brasileiros, incluindo o Maranhão, com unidades em Imperatriz, Balsas, Anapurus e Alto Parnaíba.

Meio Ambiente