Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Semana do Meio Ambiente será comemorada com seminário sobre “Gestão de Resíduos Sólidos”

​​​​​​​Evento acontece nesta segunda-feira (05), no auditório do IFMA

Publicado em: 02/06/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente será comemorada com seminário sobre “Gestão de Resíduos Sólidos”

Coleta seletiva será tema de uma das palestradas ministradas no Seminário (Foto: Arquivo)

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realiza nesta segunda-feira (05), o 3º Seminário Municipal de Meio Ambiente que traz como tema a Gestão de Resíduos Sólidos. O evento será realizado das 8h às 12h30, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Imperatriz, na Av. Newton Bello, S/N - Vila Maria.

“As atividades visam elevar a comunidade para esse momento de reflexão, mostrando e reafirmando o compromisso que todos devemos ter com o meio ambiente. Se faz necessário que a população entenda sobre a importância das boas práticas ambientais”, detalhou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

De acordo com a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, “o seminário será aberto a toda a comunidade e o mesmo terá uma programação com bastante conteúdo que vale a pena participar”, detalhou Bárbara Brenda. Os interessados podem se inscrever pelo link, disponibilizado no site da Prefeitura de Imperatriz. Após o seminário os participantes receberão Certificado de 5 horas.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

3º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - “Gestão de Resíduos Sólidos”

Segunda-feira, 05 de junho de 2023

Horário: 8h às 12h30.

Local: auditório do IFMA.

8h – CREDENCIAMENTO

08h15 - 1ª Palestra: Implantação do Aterro Sanitário e da Coleta Seletiva no município de Imperatriz

Palestrante: Indri Santos Silva e Welton Silva Cardoso, Engenheiros Ambientais da SEMMARH.

Participação especial do Seu Zezinho (José Ferreira), presidente da ASCAMARI, contando sua experiência como catador e a parceria da associação com a Prefeitura de Imperatriz.

9h30 - Intervalo com exposição da feirinha da ASCAMARI.

10h - 2ª Palestra: Leis que regem o gerenciamento de Resíduos Sólidos e suas particularidades

Palestrante: Dr. Jadilson Cirqueira de Sousa, Promotor da 3ª Promotoria Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Maranhão.

11h - 3ª Palestra: Consumo Consciente.

Palestrante: Joina Alves dos Santos – Analista Ambiental.

Inscrições pelo link, disponibilizado no site da Prefeitura de Imperatriz. Certificado de 5h.

Meio Ambiente