Meio Ambiente

PARCERIA

Secretaria de Meio Ambiente vai contribuir com mulheres que produzem sabão ecológico

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Ascamari e de seis comunidades

Publicado em: 17/05/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente vai contribuir com mulheres que produzem sabão ecológico

Encontro aconteceu na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz. (Foto: Léo Costa)

Atendendo solicitação, via ofício, dos grupos de mulheres que atuam na produção de sabão ecológico, produzido através da reciclagem do óleo residual de fritura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), vai iniciar uma campanha de coleta junto aos estabelecimentos comerciais que trabalham com a utilização do óleo de cozinha.

As tratativas foram realizadas em reunião na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamri). O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Ascamari e das comunidades do Parque São José, Vila Cafeteira, Recanto Universitário, Bacuri, Conjunto Planalto e bairro da Caema.

“Com base nas informações que nos foram repassadas durante a reunião, a Secretaria de Meio Ambiente vai começar uma campanha em busca de parcerias com restaurantes, hotéis, shoppings, peixarias, lanchonetes, entre outros, para que possamos conseguir a matéria-prima para a produção do sabão, principalmente o óleo utilizado em frituras por esses estabelecimentos”, informou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Para a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, o “objetivo é ajudar essas mulheres envolvidas no processo de obtenção do sabão, que se tornou uma verdadeira fonte de renda para elas, suas famílias e impacta positivamente também no meio ambiente”, finalizou.

Segundo dados da Oil World (Mundo do Petróleo), o Brasil produz 9 bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Desse volume produzido, um terço vai para óleos comestíveis. O consumo per capita fica em torno de 20 litros por ano, resultando em uma produção de 3 bilhões de litros de óleos por ano no país.

Se levarmos em consideração o montante coletado de óleos vegetais usados no Brasil, temos menos de 1% do total produzido, ou seja, 6 milhões e meio de litros de óleos usados, sendo que mais de 200 milhões de litros vai mensalmente para os rios e lagos, comprometendo o meio ambiente de hoje e do futuro.

Meio Ambiente