Meio Ambiente

SERVIÇOS

Retomada da coleta seletiva já ultrapassa as 246 toneladas de recicláveis

Atividades retornaram após plano seguro das atividades econômicas elaborado pela Prefeitura

Publicado em: 05/11/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Retomada da coleta seletiva já ultrapassa as 246 toneladas de recicláveis

Destaque para papelão que alcançou 147.857 toneladas (Foto: Léo Costa)

Com a retomada gradual da coleta seletiva, depois dos meses de operação suspensa por causa da pandemia de Covid-19, já foram contabilizadas de junho a outubro 246.977 toneladas de recicláveis coletadas. Serviços retornaram após um plano seguro das atividades econômicas elaborado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, seguindo critérios estabelecidos pelas autoridades em saúde.

“Mesmo retornando o serviço gradativamente por causa da pandemia do novo coronavírus, os números da coleta seletiva são relevantes. Em julho, por exemplo, conseguimos coletar 67 toneladas de resíduos recicláveis. Estamos trabalhando para números aproximados aos do ano passado, sendo que os de 2018 já foram superados, mesmo restando quase dois meses para finalizarmos 2020”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

De acordo com a planilha de acompanhamento de resíduos recicláveis da Ascamari, o índice de materiais coletados em 2019 chegou as 463.304 toneladas, 76.24% a mais em relação a 2018 que alcançou 262.873 toneladas, sendo que em 2020, mesmo com os dois meses de pausa e restando pouco mais de 50 dias para finalizar o ano, já foram coletadas 358.299 toneladas.  

“Esses números, que são dados preliminares, podem estar ligados a uma maior adesão dos imperatrizenses à reciclagem, assim como uma menor geração de resíduos nas ruas durante o período de quarentena por causa do coronavírus. Isso também é fruto de um trabalho constante de conscientização realizado pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em empresas, escolas, igrejas e junto à comunidade em geral", afirma o coordenador da coleta seletiva, Jairo Sant´Anna.

Serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública, SLP, com a logística da empresa Sellix Ambiental. O material coletado é destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Ação beneficia direta e indiretamente cerca de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

Empresas e pessoas físicas interessadas em participar do projeto podem manter contato com a equipe da Coleta Seletiva, através do Disque Coleta (99) 99218-4275 ou na empresa Sellix Ambiental, (99) 99191-9180.

Meio Ambiente