COLETA SELETIVA
Projeto municipal encaminha para reciclagem a primeira coleta de vidro
Cerca de 40 toneladas foram coletadas nas primeiras semanas de funcionamento do projeto em Imperatriz, e hoje enviadas para Sergipe
Publicado em: 06/06/2023 por Léo Costa
Dando prosseguimento às atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), foi realizada nesta terça-feira (06), o transporte de cerca de 40 toneladas de vidro, as primeiras coletadas no município, por meio do projeto de coleta exclusiva de vidro em bares, restaurantes e similares.
“Neste momento estão sendo destinadas às primeiras toneladas de vidro para o processo de reciclagem. É mais uma conquista ambiental por que são vidros que em vez de serem jogados no meio ambiente estão sendo destinados corretamente. Além disso, vem também à questão social e econômica na vida dos catadores que receberão cerca de cento e trinta reais, por tonelada, em forma de fomento”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.
O projeto vem sendo desenvolvido pelo poder público municipal, desde fevereiro deste ano, através da Secretaria de Meio Ambiente, Superintendência de Limpeza Pública (SLP), com logística da MB Limpeza Urbana, em parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional sul do Maranhão. O material coletado é encaminhado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), de onde é enviado para a recicladora.
O ex-presidente e atual diretor financeiro da entidade, José Ferreira, o seu Zezinho, destacou a importância do projeto de coleta de vidro. “O vidro representa mais um produto que estamos coletando do meio ambiente, mas, para nós, a grande essência da coleta do vidro é a preservação ambiental. Com isso nos sentimos valorizados por que estamos fazendo a coisa certa, em parceria com a Prefeitura. Um dos grandes exemplos são as primeiras toneladas de vidro que estamos encaminhando para a reciclagem”, destacou seu Zezinho.
Luana Barros Ferreira, auxiliar administrativo da empresa Log+ Logística Reversa Inteligente, responsável pela logística, informou que o material segue para o estado de Sergipe, onde o vidro será reciclado e transformado em matéria-prima.
“A gente realiza a coleta do vidro, e a partir dessa coleta encaminhamos para nossa parceria que é a Indústria Vidreira do Nordeste, em Instância, Sergipe, onde é feito o processo de reciclagem do vidro, convertido novamente em matéria-prima e encaminhado para as cervejarias”, disse Luana Barros.
Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), apontam que em 2020, o Brasil gerou 79,6 milhões de toneladas de lixo e coletou 72,6 milhões de toneladas. Assim, aproximadamente, 7 milhões de toneladas sequer foram coletadas, indo parar nos rios, terrenos baldios e nos oceanos. A decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos, dependendo das condições às quais o material é sujeito. Mesmo com grande variação, o tempo mínimo de desgaste total é de 4 mil anos, muito mais tempo que itens fabricados com alumínio ou plástico.