CONSCIENTIZAÇÃO
Prefeitura realiza ação sobre descarte correto de resíduos
Foco principal foi a destinação correta do óleo de cozinha usado
Publicado em: 12/06/2024 por Léo Costa
No final da tarde de terça-feira (11), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou ação de educação ambiental juntos aos vendedores ambulantes que trabalham na Beira Rio. Um dos focos principais da ação foi sobre a destinação correta do óleo de fritura.
"A Semmarh vem sempre dialogando e orientando os vendedores ambulantes e a comunidade em geral sobre a importância da destinação correta dos resíduos. Na Beira Rio, por exemplo, se faz necessário que as pessoas tenham o entendimento de que ao condicionar e destinar corretamente o lixo estarão contribuindo com a preservação ambiental e colaborando com a manutenção de um dos principais pontos turísticos e lazer de nossa cidade, porque o óleo de cozinha, apesar de biodegradável, é um poluidor e grande contaminante", destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.
De acordo com a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, “os vendedores ambulantes que estavam no local foram notificados sobre a responsabilidade em descartar corretamente os resíduos, principalmente o óleo de fritura. Essa ação se deu por conta de denúncias de que eles estariam descartando óleo usado em lixeiras juntamente com os demais resíduos e que o mesmo caiam ao chão, o que provoca a contaminação do solo”, informou.
Bárbara Brenda acrescentou que a equipe da Secretaria de Meio Ambiente foi informada que “alguns deles condicionam o óleo em garrafas Pet e destinam para produção de sabão e outros produzem o seu próprio sabão”. Mesmo com essas informações “foram emitidas notificações e assinadas por eles dando ciência que foram orientados sobre a destinação correta dos resíduos e que em caso de descumprimento serão responsabilizados”, finalizou.
Em Imperatriz, desde o final de 2023, a Prefeitura, por meio da Semmarh, conta com a coleta exclusiva de óleo de cozinha saturado (já utilizado). O trabalho é desenvolvido por meio de parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional sul do Maranhão.
Em pontos comerciais são instalados coletores para a destinação do óleo de cozinha usado coletado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e destinado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). Na Ascamari é feita a distribuição do produto para 06 grupos que atuam na produção artesanal de sabão ecológico nas comunidades do Parque São José, Vila Cafeteira, Recanto Universitário, Bacuri, Conjunto Planalto e bairro da Caema.
Desde sua implantação já foram coletados pelo programa de coleta seletiva do município cerca de 640 litros de óleo de cozinha usado, evitando que esse produto tivesse como destino as águas do rio Tocantins e os riachos que cortam a cidade. Segundo especialistas apontam que um litro de óleo descartado de forma incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água.
Orientações sobre o descarte do óleo de cozinha
Deixe o óleo esfriar
Não misture com água
Não precisa coar
Coloque em uma garrafa PET
Mantenha longe do fogo
Mantenha fora do alcance de crianças e animais