Meio Ambiente

COLETA SELETIVA

Educação ambiental será tema de ações na 19ª edição da Fecoimp

Iniciativa é da Prefeitura que estará presente no evento entre os dias 11 a 14 de setembro

Publicado em: 10/09/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Educação ambiental será tema de ações na 19ª edição da Fecoimp

Semmarh orienta equipe de limpeza da Fecoimp sobre segregação de resíduos sólidos (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz levará ações de educação ambiental a 19ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz, Fecoimp. Iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, durante realização de evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, ACII, que acontece no período de 11 a 14 de setembro, no Centro de Convenções, Rua Hermes da Fonseca, Centro.

“Esse trabalho na Fecoimp, a exemplo de anos anteriores, visa fortalecer ações do poder público municipal na conscientização de expositores e visitantes da feira sobre coleta seletiva e os perigos e as consequências da prática de queimada urbana. As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da comunidade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os seguimentos da sociedade”, enfatizou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

Durante a feira, o Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas e Paisagens da Semmarh vai desenvolver um trabalho de orientação e conscientização sobre a importância da coleta seletiva e dos perigos ocasionados pelas queimadas. “As atividades acontecem nos quatro dias da feira com distribuição de materiais educativos que orientam sobre separação do lixo reciclável e panfletos para alertar a população sobre o perigo das queimadas, que ocorrem com mais frequência no período de abril a setembro”, disse Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental.

De acordo com o coordenador da Coleta Seletiva, Jairo Santana, para que o trabalho obtenha êxito durante a Fecoimp 2019, representantes da Semmarh se reuniram com diretores da ACII, participaram de encontro com expositores e orientaram a equipe de apoio do evento sobre o processo de separação de resíduos sólidos. “Repassamos aos profissionais que irão atuar na feira os procedimentos sobre a segregação dos recicláveis. Também nos reunimos com dirigente da Associação Comercial e expositores para alinhamento de atividades. O nosso trabalho será desenvolvido durante e após a Fecoimp com ações e destinação dos resíduos para a Ascamari”, informou Jairo Santana.

A Coleta Seletiva é executada desde 2017 pelas secretarias do Meio Ambiente e Limpeza Pública e consiste em um sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, metais e orgânicos. A empresa Sellix Ambiental é responsável por toda logística do projeto.

O material coletado é destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, beneficiando cerca de 200 famílias, direta e indiretamente, que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. Além de gerar renda para estas pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. A iniciativa coloca Imperatriz entre os sete principais municípios brasileiros que mais reciclam materiais, com 4,7%, acima da média nacional de 3,7%, a cidade também e campeã do 1º Prêmio de Gestão Ambiental do Maranhão.

Meio Ambiente