Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Prefeitura e VLI firmam parceria para realização do 1º Treinão Recicla Imperatriz

Programação acontece dia 13 de novembro, às 19h30, na Beira Rio

Publicado em: 30/10/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura e VLI firmam parceria para realização do 1º Treinão Recicla Imperatriz

Equipes da Semmarh e VLI em reunião na sede da pasta ambiental (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e VLI Multimodal S.A, firmaram nesta quarta-feira, 30, parceria para a realização do 1º Treinão Recicla Imperatriz, que envolve caminhada, corrida e pedalada. Durante o encontro com representantes da empresa no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, a secretaria do Meio Ambiente, Rosa Arruda, e técnicos da pasta apresentaram o projeto da ação ecológica que acontece dia 13 de novembro, às 19h30, na Avenida Beira Rio.

“A VLI, a exemplo de outras empresas, tem sido uma das grandes parceiras em diversas ações do município. Foi uma reunião muito produtiva. Tivemos a oportunidade de apresentar o projeto e a importância de parcerias público-privadas no processo de melhoria da qualidade de vida da nossa população”, explicou Rosa Arruda.

No Treinão Recicla Imperatriz a empresa de logística do Brasil, responsável pelo controle das concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e Ferrovia Norte-Sul S.A, trecho entre Açailândia, MA, e Palmas, TO, vai fazer a doação de um coletor de materiais recicláveis no formato de um peixe gigante. O analista ambiental da VLI, Jairo Carvalho, explica que a participação na ação ecológica será através do projeto Atitude Ambiental, programa institucional cuja abrangência prevê a difusão e o trabalho da educação ambiental nas comunidades de sua área de influência.

“Trata-se de uma ação inserida no cronograma de educação ambiental 2019 da VLI, estabelecido através de um diagnostico participativo que a empresa faz no inicio do ano. No caso da ação de novembro, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, que desenvolve um importante trabalho de gestão de resíduos, o coletor tipo peixe simboliza uma culminância de resíduos municipal para toda população de Imperatriz. Uma das finalidades é contribuir na mudança de comportamento e de atitude ambiental da população”, explica Jairo Carvalho.

A direção da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma, também parceria da Semmarh na ação, destacou a importância do evento e como será a participação da unidade de ensino superior na atividade ecológica.

“Além da formação de cidadãos, a Unisulma sempre tem trabalhado na conscientização de seus acadêmicos de como podemos contribuir pra nossa sociedade e pro meio ambiente. No dia da ação estaremos com nossos alunos do curso de Educação Física fazendo um aulão de preparação dos participantes para a corrida e posteriormente os acadêmicos de fisioterapia com massagens relaxante para os atletas”, enfatizou a diretora financeira, Xermona Milhomem Costa Silva.

O Treinão Recicla Imperatriz também já conta com a parceria do Clube do Pedal Amador, Grupo Amigos Corredores, Corredores de ITZ, Street Runner BR, TopSport, Imperagro Agronegócio e secretarias municipais.

Meio Ambiente