Meio Ambiente

RALLY DOS SERTÕES

Prefeitura desenvolve atividades socioambientais na passagem do evento por Imperatriz

Ações ocorrem em parceria com o grupo da Ação Ambiental, que tem a responsabilidade de recolher o lixo gerado pelo rali

Publicado em: 08/09/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura desenvolve atividades socioambientais na passagem do evento por Imperatriz

Empreendedores recebem orientações ambientais durante o Rally dos Sertões (Foto: Maira Soares)

Durante a passagem do Rally dos Sertões por Imperatriz, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), desenvolve ações socioambientais no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, ponto de apoio da maior competição automobilística do mundo. As atividades envolvem orientação sobre destinação correta de resíduos, distribuição de panfletos educativos e colagem de adesivos identificando as lixeiras seletivas.

"A organização do Rally dos Sertões está de parabéns por um dos destaques deste evento ser os cuidados com o meio ambiente, exatamente a responsabilidade de recolher e destinar de forma correta todo o lixo gerado. Isso nos deixa feliz por que a separação dos resíduos de forma correta faz toda a diferença na preservação do meio ambiente. Além disso, também se torna uma fonte de renda para mulheres e homens em situação de vulnerabilidade econômica e que dependem da coleta de recicláveis para ajudar no sustento da família”, reforça a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, “nesse momento os organizadores do evento deixam a mensagem, sempre importante, da necessidade de conscientização e responsabilidade ecológica”, observa Bárbara Brenda.

O coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, destacou sobre a importância da coleta de materiais recicláveis nessa passagem do Rally dos Sertões por Imperatriz.

“É muito importante esse grupo da Ação Ambiental do Rally dos Sertões, que tem a responsabilidade de recolher o lixo gerado pelo rali em todo o seu percurso e nos acampamentos. Ele é um dos pontos fundamentais do evento por que a reciclagem economiza recursos naturais, evita a poluição do solo e da água e gera renda para muitas famílias que dependem dos resíduos sólidos descartados para sobreviver”, disse Jairo Santana.

O material coletado durante a permanência do Rally dos Sertões no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva será encaminhado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene.

Meio Ambiente