Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura celebra Semana do Meio Ambiente

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis

Publicado em: 01/06/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura celebra Semana do Meio Ambiente

A data alerta sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos (Foto: Arquivo)

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura deu inicio na terça-feira, 1º, a Semana Municipal de Meio Ambiente. A programação se estende até o próximo sábado, 5, com tema “Seja a mudança que você quer para o mundo. Preserve o meio ambiente".

“Precisamos cada vez mais nos preocupar em fortalecer a gestão ambiental em nosso município. Esse é um compromisso do prefeito Assis Ramos. As atividades contam com divulgação nas redes sociais, distribuição de mudas de árvores, debate sobre a realidade e os desafios dos resíduos sólidos, prevenção, perigos e impactos ambientais causados pelas queimadas e a importância da participação de todos na preservação dos recursos hídricos”, destacou a titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos HídricosSemmarh, Rosa Arruda.

Ainda de acordo com a secretária, “Imperatriz conta com uma rica biodiversidade, com um dos rios mais importantes do Brasil e vários riachos que cortam a cidade e que precisam ser mais cuidados e preservados pela sociedade”, enfatizou.

As ações da Semana do Meio Ambiente são coordenadas pelo Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh. A diretora, Bárbara Brenda Soares, reforça a importância das celebrações.  

“Ao longo dos anos, celebrada por milhões de pessoas em mais de cem países, a Semana do Meio Ambiente tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre as questões ambientais. Em Imperatriz, seguindo as orientações de prevenção ao coronavírus, estamos desenvolvendo uma ampla programação que visa reforçar a conscientização da população da importância da preservação do meio ambiente”, disse Bárbara Brenda.

Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas, ONU, instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho . Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

PROGRAMAÇÃO

De 01 ao dia 05 de junho de 2021

Divulgação do vídeo da Semana do Meio Ambiente.

Local: Redes sociais.

Data: 31/05/2021 (segunda-feira)

Horário: 17h.

1º DIA – 01/06/2021 (Terça - feira)

Live Instagram da Prefeitura.

Situação dos Resíduos Sólidos de Imperatriz: realidade e desafios. Palestrante: Marcos Roberto Borsatti – Engenheiro Ambiental e Especialista em Gestão Ambiental em municípios.

2. Água em foco – a importância da participação de todos na preservação dos recursos hídricos”.

Palestrante: Marcelo Francisco da Silva – Biólogo.

3. Queimadas: prevenção, perigos e impactos ambientais. Palestrante: José Carlos Lima Chaves – Assistente de Meio Ambiente da empresa VLI.

Instagram da Prefeitura.

Horário: 17h.

2º DIA – 02/06/2021 (Quarta- feira)

Dia D da Semana do Meio Ambiente

Doação de mudas de árvores e exposição de banners educativos sobre o meio ambiente Local: Praça de Fátima.

Horário: 8h às 12h.

3º DIA – 04/06/2021 (Sexta-feira)

Doação de mudas de árvores para os alunos da Escola Municipal Tiradentes II, contemplando o projeto “Meu Ambiente: adote uma plantinha”. Local: Escola Municipal Tiradentes II.

Horário: 8h.

4º DIA – 05/06/2021 (Sábado)

Visita ao Viveiro Municipal com os participantes do projeto Enactus Facimp em prol de documentário acadêmico.

Local: Viveiro Municipal.

Horário: 8h.

Postagem nas redes sociais sobre o Dia do Meio Ambiente.

 

 

Meio Ambiente