Meio Ambiente

REFORÇO

Parceria entre Município e iniciativa privada fortalece coleta seletiva em Imperatriz

Universidade Ceuma é a mais nova parceira da Prefeitura no projeto que trabalha a destinação correta de recicláveis

Publicado em: 24/05/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Parceria entre Município e iniciativa privada fortalece coleta seletiva em Imperatriz

​​​​​​​Semmarh orienta colaboradores do Ceuma sobre a separação e destinação correta para reciclagem (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), firmou parceria com a Universidade Ceuma – Campus Imperatriz, para implantação da coleta de recicláveis na instituição. É mais uma parceira da iniciativa privada no projeto de coleta seletiva, desenvolvido pelo Município. 

“Somando os esforços entre poder público e demais seguimentos da sociedade, conseguiremos cada vez mais melhorar o trabalho da coleta seletiva no município. A constatação desta melhoria surge no meio ambiente e na qualidade de vida de quem sobrevive dos recicláveis, pois se trata de inclusão social e ambiental”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Segundo o coordenador municipal da coleta seletiva, Jairo Santana, como parte da parceria os colaboradores do Ceuma receberam dicas sobre a coleta seletiva, quais materiais são recicláveis e o que não deve ser colocado na embalagem específica.

“Na ocasião, também foram tiradas dúvidas sobre o tipo de material que pode ser separado e destinado corretamente para reciclagem. Agora, estão finalizando o processo de escolha do espaço para implantação dos coletores, destinados para armazenar produtos, para que os resíduos sejam separados e colocados. Acreditamos que até a próxima semana a coleta na universidade estará em pleno funcionamento”, disse Jairo Santana.

O material destinado para a reciclagem é coletado pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SLP), com logística da empresa MB Limpeza Urbana e encaminhado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

O Programa Municipal de Coleta Seletiva conta com 09 Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, coleta de porta em porta e a participação de 84 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. Durante a pandemia alguns parceiros reduziram a destinação de recicláveis, devendo se retomada com a redução dos impactos da Covid-19.

Meio Ambiente