Meio Ambiente

preservação

Obras de construção e implantação do Parque Natural avançam

​​​​​​​O Parque Natural Municipal de Proteção Integral Arara Azul possui uma área de 31, 844 hectares

Publicado em: 04/11/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Obras de construção e implantação do Parque Natural avançam

Andamento das obras de construção do cercamento do Parque Natural de Imperatriz (Foto: Assessoria)

A execução das obras ao entorno da área do Parque Natural Municipal de Proteção Integral Arara Azul estão avançando de forma significativa. O espaço possui uma área de 31, 844 hectares. Além do cercamento com alambrado, estaca e mureta, em fase de execução, a unidade vai contar também com sede administrativa, estacionamento, viveiro, academia ao ar livre e pista de caminhada com extensão de 1.000 metros.

A estrutura interna do parque será implementada através de compensação ambiental fruto de mediação da 3ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz e homologada pela 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca local. A compensação ambiental é um mecanismo financeiro que visa contrabalançar os impactos ambientais previstos ou já ocorridos na implantação de empreendimento. É uma espécie de indenização pela degradação, na qual os custos sociais e ambientais identificados no processo de licenciamento são incorporados aos custos globais do empreendedor.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Ministério Público Estadual, na pessoa do promotor Jadilson Cirqueira, vem acompanhando as obras de construção e implantação do Parque Ambiental de Imperatriz. Ao ser concluído, o Parque Natural Municipal será, sem dúvidas, um importante instrumento público na garantia da sustentabilidade ambiental de nossa cidade”, pontuou a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda. 

O Parque Natural de Imperatriz foi criado em 2021, por meio de decreto (086/2021), assinado pelo prefeito Assis Ramos (União Brasil). Assinatura ocorreu após a doação da área por parte da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, nas proximidades do Conjunto Habitacional Itamar Guará, região do grande Vitória. Dentre as principais finalidades da unidade ambiental estão à preservação dos recursos naturais, a educação ambiental dos estudantes das escolas da rede pública e particular de ensino, melhoria da qualidade ambiental e a realização de pesquisa científica.

Meio Ambiente