Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Moradores e comerciantes recebem orientação sobre coleta seletiva

Ação visa sensibilizar da importância das ações de sustentabilidade

Publicado em: 21/01/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Moradores e comerciantes recebem orientação sobre coleta seletiva

Equipe da Semmarh durante o trabalho de conscientização (Foto: Léo Costa)

Moradores e comerciantes da Avenida 15 de Novembro, no Centro, receberam na manhã desta terça-feira, 21, orientações sobre a coleta seletiva de resíduos sólidos, através de folhetos explicativos distribuídos pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh.

“A finalidade é manter a população informada sobre a coleta seletiva e sensibilizá-la da importância da campanha e da participação de todos na sustentabilidade do projeto. Tivemos avanços significativos de 2017 para cá, mas ainda precisamos do empenho total da comunidade e da compreensão sobre os benefícios ambientais do descarte correto do lixo”, enfatizou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

O material entregue de porta em porta traz informações sobre o acúmulo de lixo que causa riscos à saúde das pessoas e poluição visual. Ele também faz referencia à limpeza das calçadas e dos quintais, retirada de entulhos de terrenos baldios, acondicionamento do lixo, obedecendo aos horários de coleta, e que o mesmo não seja colocado no canteiro central da Avenida.

A moradora Fátima Alves, 66 anos, diz que sempre fez coleta seletiva e reforçou a importância da colaboração da comunidade. “O que falta são as pessoas se conscientizarem que o lixo deve ser colocado em locais adequados. Todos nós devemos fazer a nossa parte. Não podermos ficar esperando apenas pelo Poder Público. Eu, por exemplo, sempre limpo minha calçada e coloco o lixo organizado para ser recolhido pelo caminhão da coleta”, disse.

O cabeleireiro Antônio Carlos, 55 anos, trabalha em um ponto alugado na Avenida 15 de Novembro, para ele a ação da Prefeitura é de extrema importância. "Esse é um trabalho importante por que as pessoas tem o hábito de jogar o lixo em qualquer lugar. Eles acabam esquecendo que todos nós temos o dever de colaborar com o meio ambiente. Outro motivo é que esse projeto também ajuda o pessoal que vive da coleta, já que essa é a fonte de renda deles”, completou.

O material coletado é destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Em 2019 foram coletadas 463.304 toneladas de recicláveis, 76.24% a mais que as 262.873 toneladas de 2018.

Meio Ambiente