Meio Ambiente

COLETA SELETIVA

Meio Ambiente recebe novos tambores para coleta de óleo de cozinha usado

Os recipientes foram doados pela empresa Suzano Florestal

Publicado em: 07/05/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente recebe novos tambores para coleta de óleo de cozinha usado

​​​​​​​Tambores serão adesivados e instalados em pontos parceiros do projeto (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), recebeu na manhã desta terça-feira (07), cerca de 51 tambores, tipo bombona plástica, com capacidade de 50 litros ou quilos cada um. Os recipientes foram doados pela empresa Suzano Florestal e serão utilizados na coleta exclusiva de óleo de cozinha saturado (já utilizado).

“A reciclagem do óleo de cozinha é uma ação de grande relevância ambiental, pois a capacidade poluente da substância é muito alta. Para evitar problemas ao meio ambiente é importante que se adote uma postura mais consciente relacionado à destinação desse tipo de produto. Somos gratos aos parceiros das ações ambientais desenvolvidas pelo município, como é o caso do projeto municipal de coleta seletiva, e a Suzano tem sido uma dessas grandes parceiras”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Os coletores são instalados em bares, restaurantes e similares, em uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional sul do Maranhão. O material é destinado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). O produto é coletado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana.

De acordo com o coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, “após o recebimento dos recipientes o próximo passo será adesivagem, em seguida a instalação dos tambores nos estabelecimentos parceiros do projeto para posterior coleta do produtor e encaminhamento para a Ascamari”, disse Jairo Santana.

Da sede da entidade ocorre a distribuição do óleo coletado para 06 grupos que atuam na produção artesanal de sabão ecológico nas comunidades do Parque São José, Vila Cafeteira, Recanto Universitário, Bacuri, Conjunto Planalto e bairro da Caema.

Do final de 2023 até o momento, o programa de coleta seletiva do município coletou cerca de 640 litros de óleo de cozinha usado evitando que esse produto tivesse como destino final as águas do rio Tocantins e dos riachos que cortam a cidade. Especialistas apontam que um litro de óleo descartado de forma incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água.

Os interessados em se tornar parceiro da coleta seletiva devem manter contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), através do telefone (99) 99218-4275 ou a sede da pasta, 8h às 14h de segunda a sexta, no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, na Rua Rafael de Almeida Ribeiro, n.º 600, São Salvador.

Meio Ambiente