Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente realiza tratativas sobre coleta e destinação correta de vidros

Encontro contou com a participação de técnicos da secretaria e diretor da empresa especializada em transporte do material destinado à reciclagem

Publicado em: 26/07/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente realiza tratativas sobre coleta e destinação correta de vidros

Diversas iniciativas são promovidas pela Semmarh em relação às boas práticas ambientais. (Foto: Léo Costa)

Visando tornar Imperatriz uma cidade mais limpa e sustentável, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), se reuniu nesta terça-feira (26), com representante da empresa TSF, especializada em coleta e transporte de vidros destinados à reciclagem. Objetivo foi iniciar tratativas sobre uma possível parceria na área de coleta, separação e destinação correta desse tipo de resíduo. O encontro aconteceu no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim.

“A parceria vai possibilitar o recolhimento e destinação ambientalmente adequada dos vidros coletados em nosso município. Com esse trabalho tende-se a preservar ainda mais os recursos naturais com os resíduos voltando à cadeia produtiva. Vamos reunir com representantes da Associação de Bares, Restaurantes e Similares no sentido de que pequenos, médios e grandes geradores desse tipo de resíduo sejam parceiros nesse projeto”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

O diretor da TSF, Maykon Azevedo, destacou a importância das tratativas entre a empresa e a Prefeitura de Imperatriz sobre uma possível parceria na Logística Reversa. Caso se confirme, um Termo de Cooperação será redigido pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), entidade de classe sem fins lucrativos que reúne empresas do setor vidreiro de todo o país, além de sindicatos e associações regionais.

“As duas entidades possuem o formato jurídico para ser fornecida toda segurança que precisa em uma parceria do público-privado. Depois do sucesso desse projeto em São Luís o objetivo agora é replicar em outros municípios maranhenses, dentre os quais Imperatriz, e ajudar o município a solucionar essa questão que é a coleta de vidros”, disse Maykon Azevedo.

Dados da Abravidro apontam que dos resíduos sólidos gerados no País, o vidro se destaca pelo seu volume elevado, representando cerca de 3% do volume total dos resíduos sólidos do país. Além disso, estima-se que apenas 14% do volume desse material seja destinado para a reciclagem, onde o principal mercado são as próprias empresas de vidro e, eventualmente, empresas de coleta seletiva. Conforme a Abravidro o consumo anual no Brasil chega até mesmo a 1.577.776 toneladas.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010, estabelece diretrizes para os setores públicos e as empresas lidarem com os resíduos gerados. Ela aborda importantes instrumentos a fim de viabilizar os avanços que o país necessita para enfrentar diversos problemas ambientais, sociais e econômicos.

Desde 2017, início da gestão do prefeito Assis Ramos, o município de Imperatriz assumiu a coleta seletiva de resíduos sólidos e desde então já foram coletadas 1.915,000 toneladas de recicláveis. Os trabalhos também disciplinados pela Lei Ordinária 1.743/2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, que tem como base a PNRS, Lei 12.305/2010.

Meio Ambiente