Meio Ambiente

AVANÇOS

Meio Ambiente e empresa da construção civil firmam parceria no projeto de coleta seletiva

Durante o ato de parceria técnicos da pasta também ministraram palestra sobre separação e destinação correta de resíduos

Publicado em: 16/05/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente e empresa da construção civil firmam parceria no projeto de coleta seletiva

Colaboradores de empresa parceria durante palestra sobre coleta seletiva (Foto: Maira Soares)

Na manhã desta terça-feira (16), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), firmou uma importante parceria no projeto de coleta seletiva com a empresa Mottasul Construção. O princípio do poluidor-pagador está presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio da Lei 12.305/2010, em seu artigo 6º, inciso II. Desse modo, determina, com base na lei, que a empresa repare todos e quaisquer danos que porventura tenha causado à natureza.

“É de grande importância essa consolidação de parcerias com empresas públicas e privadas no processo de ampliação da coleta seletiva no município. Elas vêm agregar de forma significativa com a preservação ambiental, o benefício social, viabilidade econômica na vida dos agentes ambientais e no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

De acordo com a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, durante o ato de parceria técnicos da pasta também ministraram palestra sobre coleta seletiva na empresa.

“Sempre desenvolvemos palestras no sentido de capacitar e conscientizar dirigentes e colaboradores das empresas parcerias sobre a separação e destinação correta de resíduos. É muito importante consolidar apoios como esses para que a cidade cresça no âmbito ambiental”, disse Bárbara Brenda.

Como parte da parceria entre Semmarh e Construtora Mottasul no projeto de coleta seletiva a empresa também doou cerca de 10 coletores para coleta exclusiva de vidro em bares, restaurantes e similares. Os recipientes possuem capacidade de 220 litros ou quilos cada um.

A coleta dos recicláveis é realizada pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), com a logística da empresa MB Limpeza Urbana, e encaminhado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias. A coleta seletiva municipal conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e passa a contar com a participação de cerca de 94 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral.

Meio Ambiente