Meio Ambiente

SERVIÇOS

Meio Ambiente destina pilhas e baterias domésticas para empresa certificada em programa de logística reversa

​​​​​​​Desde a instalação dos coletores mais de 60 Kg de resíduos domésticos especiais já foram encaminhados para reciclagem

Publicado em: 21/07/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente destina pilhas e baterias domésticas para empresa certificada em programa de logística reversa

Material entregue no Atacadão, empresa que faz parte do projeto que possibilita o retorno ao ciclo da indústria (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), destinou essa semana mais de 15 Kg de pilhas e baterias domésticas para logística reversa, chamada operação retorno, onde o material retorna ao ciclo da indústria que reutiliza a matéria prima na fabricação de novas pilhas.

O material foi entregue na unidade local do Atacadão Autosserviço, rede brasileira de supermercados atacado-varejista, pertencente ao grupo Carrefour. A empresa é certificada no programa Abinee e recebe pilhas da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Desde a implantação dos recipientes para descarte dos dispositivos, em 2019, a Semmarh já destinou cerca de 61 Kg de pilhas e baterias domésticas para logística reversa.

“Nosso objetivo é conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente, já que pilhas e baterias, se descartadas de forma errada, podem provocar danos ambientais e afetar a saúde humana. Pensado nisso é que a Semmarh faz o encaminhamento a nossa parceira na ação, o Atacadão Autoserviço, que faz o direcionamento de pilhas e baterias para o tratamento adequado desses tipos de resíduos químicos”, reforça a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Imperatriz conta com 18 pontos específicos para descarte de pilhas e baterias domésticas usadas. Os coletores, adquiridos pela Prefeitura, foram instalados pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente em prédios da administração pública municipal, Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual, Fórum de Justiça e 50º Batalhão de Infantaria de Selva. A informação é do engenheiro agrônomo, Fábio Batista Guimarães, assessor de projetos especiais da Semmarh.

“A Secretaria de Meio Ambiente tem instalado coletores em diversos locais da municipalidade para incentivar o descarte responsável desse tipo de produto que não deve ir para o lixo comum. Os coletores são recipientes nos quais as pessoas podem depositar de forma tranquila e segura pilhas e baterias domésticas”, destacou Fábio Batista.

Pilhas e baterias estão entre os produtos classificados como resíduos domésticos especiais. (Foto: Assessoria)

De acordo com a Norma Brasileira (NBR), 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pilhas e baterias são classificadas como resíduos domésticos especiais e a Resolução 257/1999, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), estabelece que fabricantes e importadores são os responsáveis pela reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final do produto. Ela determina ainda que os fabricantes devem inserir, na rotulagem dos produtos, informações sobre o perigo do descarte incorreto das pilhas e baterias automotivas e de celular no lixo comum.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010, estabelece o incentivo à chamada logística reversa, que se constitui em incentivos para que as empresas, governos e consumidores estejam comprometidos em viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos às empresas fabricantes, além da participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais recicláveis. No Brasil, cerca de 800 milhões de pilhas são produzidas por ano, com 80% delas constituídas de zinco, carbono e os outros 20% de pilhas alcalinas. Nos dois tipos existem um percentual 0,025%-1% de mercúrio.

Coletores facilitam o processo de destinação correta dos materiais. (Foto: Assessoria) 

Pontos de coleta

Prefeitura de Imperatriz: Rua Rui Barbosa, 201, Centro;

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh): Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, Bairro São Salvador;

Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes): Rua Hermes da Fonseca, 49 – Centro;

Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos (Segov): Rua Rui Barbosa, 201, Centro;

Secretaria de Administração e Modernização (Seamo): Rua Urbano Santos, 1657, entre as ruas Paraíba e Pernambuco, Bairro Juçara.;

Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran): Av. Pedro Neiva de Santana, 2021 - Vila Redenção II;

Secretaria de Regularização Fundiária (Serf): Rua Monte Castelo N: 329, entre ruas Coriolano Milhomem e Simplício Moreira, Centro;

Assessoria de Comunicação (Ascom): Rua Coriolano Milhomem, SN - Estádio Municipal;

Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra): Rua Y, s/n – Nova Imperatriz;

Secretaria de Saúde (Semus): Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, 47, Centro;

Fundação Cultural; Rua Simplício Moreira, s/n – Centro (Esq. com Rua Gonçalves Dias);

Procuradoria Geral do Município (PGM): Rua Rui Barbosa, 218 - Estádio Municipal;

Defesa Civil: Rua Rafael de Almeida nº 600 - Bairro São Salvador;

Guarda Municipal de Imperatriz (GMI): Rua Bahia, 706 – Centro;

Fórum de Justiça Ministro Henrique de La Roque: Rua Rui Barbosa, s/n – Centro;

Câmara Municipal de Imperatriz: Rua Simplício Moreira, 1185 – Centro;

50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS): Av. Bernardo Sayão, s/n - Nova Imperatriz;

Ministério Público do Estado do Maranhão (MPEM): Rua Xingu, 125 - Parque Sanharol;

Meio Ambiente