Meio Ambiente

SUSTENTABILIDADE

Meio Ambiente desenvolve Coleta Seletiva em parceria com escolas

Alternativa visa conscientizar a comunidade estudantil sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos

Publicado em: 27/09/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente desenvolve Coleta Seletiva em parceria com escolas

Estudantes participam de palestras e oficinas sobre coleta seletiva (Foto: IMADRONEBR)

Preocupada com as questões ambientais e as futuras gerações, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, desenvolve o projeto de Coleta Seletiva em parceria com escolas da cidade.

“É interessante informar a grande importância deste projeto, porque não pretendemos simplesmente sensibilizar os estudantes, mas também, promover agentes disseminadores para que sejam desenvolvidos planos e ações de contribuição para a melhoria e conservação do meio ambiente”, disse a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

A coleta seletiva já conta com a parceria de cerca de 20 escolas públicas e particulares. Para sua implantação, o Departamento de Educação Ambiental da Semmarh e a coordenação do projeto realizam encontros com palestras e oficinas direcionadas aos estudantes e educadores sobre a importância da ação no processo ambiental e na qualidade de vida.

De acordo com o coordenador da Coleta Seletiva, Jairo Sant´Anna, iniciativa visa estimular os estudantes ao processo de destinação correta dos resíduos sólidos. “Atualmente contamos com  parceria de aproximadamente vinte unidades escolares e estamos trabalhando para elevarmos esse número. A finalidade é sensibilizar alunos e familiares, educadores e funcionários para uma mudança de atitude com relação ao destino dos resíduos sólidos, fomentando o engajamento consciente na sua separação”, reforçou.

Através da parceria, escolas fazem a separação dos recicláveis e a Secretaria de Limpeza Pública, SLP, por meio da empresa Sellix Ambiental, fica responsável pela logística. O material coletado é destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Cerca de 200 famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade econômica, são beneficiadas. 

Meio Ambiente