Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Meio Ambiente define programação da Semana Municipal da Água

Mobilização acontece no período de 20 a 24 de março em pontos diversos da cidade

Publicado em: 17/03/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente define programação da Semana Municipal da Água

“Proteger Nascentes é Garantir a Preservação do Rio Tocantins” (Foto: Maira Soares)

Com o tema “Proteger Nascentes é Garantir a Preservação do Rio Tocantins”, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realiza no período de 20 a 24 de março, a programação em comemoração a Semana Municipal da Água. As atividades terão início na segunda-feira (20), às 9h, com a revitalização das margens do Riacho Bacuri, na Rua Coronel Manoel Bandeira, bairro Bacuri.

“Um dos principais objetivos dessa mobilização, por parte da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, é reforçar junto à comunidade a importância dos rios e afluentes, onde somando forças entre todos os seguimentos da sociedade poderemos contribuir e melhorar a eficácia da água e consequentemente a saúde dos seres vivos”, afirma a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

As ações fazem parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e serão coordenadas pelo Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh.

“Será uma vasta programação, que envolve desde a revitalização de riachos que cortam nossa cidade, a palestras nas escolas. Nas unidades de ensino a finalidade é estabelecer parcerias, porque são nessas instituições onde acontecem as discussões formais sobre o tema, para que os alunos possam despertar uma consciência crítica sobre o uso racional e sustentável da água”, informa a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, Bárbara Brenda Soares.

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi instituída na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A data visa promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação. 

PROGRAMAÇÃO

1º DIA – 20/03/2023 (Segunda- feira)

AÇÃO: Revitalização das margens do Riacho Bacuri com os moradores do entorno.

Local: Rua Coronel Manoel Bandeira, Bairro Bacuri.

Horário: 9h.

2º DIA – 21/03/2023 (Terça-feira)

AÇÃO: Palestra “Água”

Local: Escola Alegria do Saber.

Horário: 9h.

3º DIA – 22/03/2023 (Quarta-feira)

AÇÃO: Revitalização das margens do Riacho Bacuri com os alunos do curso de Engenharia Florestal da UEMASUL.

Local: Rua Manoel Francisco de Almeida, Vila Esmeralda.

Horário: 9h.

4º DIA – 23/03/2023 (Quinta-feira)

AÇÃO: Doação de mudas de árvores e trabalho educativo.

Local: Praça de Fátima

Horário: 9h.

5º DIA – 24/03/2023 (Sexta-feira)

AÇÃO: Atividade educativa sobre água.

Local: Creche Hérica Barros de Jesus.

Horário: 9h.  

Meio Ambiente