Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente coletou essa semana mais de 400 litros de óleo de cozinha usado

O material é destinado para produção de sabão ecológico em seis grupos da comunidade

Publicado em: 26/10/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente coletou essa semana mais de 400 litros de óleo de cozinha usado

Resíduo é coletado em comércios parceiros da coleta seletiva (Foto: Léo Costa)

Como parte do projeto de coleta seletiva, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), coletou essa semana 420 litros de óleo de cozinha usado. O produto é coletado em bares, restaurantes e similares, através de parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional sul do Maranhão e destinado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari).

Na Ascamari é feita a distribuição do produto para 06 grupos que atuam na produção artesanal de sabão ecológico nas comunidades do Parque São José, Vila Cafeteira, Recanto Universitário, Bacuri, Conjunto Planalto e bairro da Caema. O material é coletado pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), sob a logística da MB Limpeza Urbana.

“Com a doação dos estabelecimentos comerciais (parceiros) que trabalham com a utilização do óleo de cozinha, esse material deixa de ser descartado incorretamente e não causa danos ambientais. Dessa forma, conseguimos preservar o meio ambiente e gerar renda para famílias que vivem da produção de sabão em barra e líquido, tudo feito de forma artesanal, da Ascamari e mais seis comunidades da cidade”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Especialistas apontam que reciclar o óleo de cozinha é uma ação de grande relevância, pois a capacidade poluente da substância é muito alta, desta forma o descarte do óleo não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem no lixo orgânico, pois isso leva à contaminação do solo e da atmosfera.

 

Segundo informações do coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, “para evitar problemas ambientais com o descarte incorreto de óleo de cozinha usado é importante que as pessoas adotem uma postura mais consciente e destine o óleo para a reciclagem”, informa Jairo Santana.

Para se tornar um parceiro da coleta seletiva os interessados devem manter contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), através do telefone (99) 99218-4275 ou a sede da pasta, 8h às 14h de segunda a sexta, no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, na Rua Rafael de Almeida Ribeiro, nº 600, São Salvador.

ORIENTAÇÕES SOBRE O DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA USADO

Deixe o óleo esfriar

Não misture com água

Não precisa coar

Coloque em uma garrafa pet

Mantenha longe do fogo

Mantenha fora do alcance de crianças e animais

Meio Ambiente