Meio Ambiente

RECONHECIMENTO

Meio Ambiente certifica empresas e instituições pela destinação consciente de resíduos

Reconhecimento ocorre pelo segundo ano consecutivo aos parceiros da coleta seletiva

Publicado em: 21/12/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente certifica empresas e instituições pela destinação consciente de resíduos

Os parceiros ainda recebem sacola ecológica da Semmarh. (Foto: Maira Soares)

Em reconhecimento a importante parceria das empresas e instituições na destinação consciente de resíduos, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e a Lei Ordinária Municipal, 1.743/2018, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realiza pelo segundo ano consecutivo a entrega de título “Parceiro da Coleta Seletiva”.

A coleta do material é feita pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e encaminhada para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

“A parceria dessas empresas e instituições no projeto de coleta seletiva é de extrema importância para o meio ambiente e por uma Imperatriz mais sustentável. Agradecemos a todos os parceiros e reforçamos que a Secretaria de Meio Ambiente vai continuar trabalhando para que no próximo ano possamos reforçar ainda mais essa parceria público-privado, em prol da sustentabilidade”, disse a secretária da Semmarh, Rosa Arruda.

A Lei Ordinária 1.743, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, aprovada em 2018, tem como base a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Para a engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Bárbara Brenda Soares, que também é diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, “a certificação é um reconhecimento da gestão municipal aos parceiros que fazem a coleta seletiva de forma correta. Trata-se de um trabalho importante pensando no meio ambiente, envolvendo o município, que vem executando esse serviço desde 2017, e essas empresas que estão recebendo o certificado “Parceiro da Coleta Seletiva”. Todas estão de parabéns por abrasarem essa causa nobre, que é o meio ambiente”, comentou. 

A coleta seletiva municipal conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), coleta de porta em porta e a participação de cerca de 100 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral.

Contatos com a equipe da Coleta Seletiva pode ser realizado por meio do Disque Coleta (99) 99218-4275 ou na empresa MB Limpeza Urbana (99) 98511-4564.

Meio Ambiente