Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Meio Ambiente amplia ações de educação ambiental conversando com moradores

Mobilização contempla diversas comunidades com foco na destinação correta do lixo domiciliar

Publicado em: 23/05/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente amplia ações de educação ambiental conversando com moradores

Atividades foram realizadas por meio da parceria Semmarh e Associação de Moradores do Itamar Guará. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), vem ampliando as ações de educação ambiental em pontos diversos da cidade. Uma das comunidades contempladas foi o Conjunto Habitacional Itamar Guará I e II. As atividades ocorreram em parceria com a associação de moradores do bairro.

“As atividades relacionadas à educação ambiental, com foco na destinação de resíduos, constituem um importante instrumento de mobilização da comunidade para mudança de hábitos e comportamentos. Justamente por entender a importância de trabalhar a conscientização é que a Secretaria de Meio Ambiente vem desenvolvendo diversas ações junto a população, com palestras, orientações e muito mais”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Os trabalhos visam orientar a comunidade sobre a destinação correta do lixo domiciliar, já que alguns moradores estão descartando resíduos nas proximidades de uma área verde que delimita o Horto Florestal Arara Azul, que possui aproximadamente 157 hectares.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, as atividades foram desenvolvidas com a participação da equipe de fiscalização da pasta ambiental.

“Uma das principais finalidades é alertar os moradores sobre os prejuízos sociais e ambientais que o descarte incorreto do lixo pode causar ao meio ambiente e a saúde pública”, explica Bárbara Soares.

O lixo descartado de forma errada pode gerar uma série de problemas ao meio ambiente e a saúde da população, contaminando a água e o solo, além de causar doenças como leptospirose, peste bubônica e tifo murino, febre tifóide, cólera, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase.

Meio Ambiente