Meio Ambiente

PRESERVAÇÃO

Mais de 200 litros de óleo de cozinha usado foram coletados em janeiro deste ano

No final de 2023 o projeto evitou que mais de 400 litros tivessem como destino o Rio Tocantins e os riachos que cortam o município

Publicado em: 09/02/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Mais de 200 litros de óleo de cozinha usado foram coletados em janeiro deste ano

Segundo especialistas, um litro de óleo descartado de forma incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água (Foto: Arquivo)

Como parte do programa de gestão ambiental da Prefeitura de Imperatriz, desenvolvido por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), a coleta seletiva de óleo de cozinha usado contabilizou em janeiro deste cerca de 220 litros coletados em bares, restaurantes, peixarias e similares. O projeto conta com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional sul do Maranhão.

Essa parceria na coleta de óleo de cozinha usado, a exemplo da coleta seletiva dos demais recicláveis, é muito importante, pois, além de estimular a boa prática ambiental, gera renda a famílias de seis comunidades que atuam na produção artesanal de sabão ecológico”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

No final do ano passado a coleta de óleo de cozinha usado evitou que cerca de 420 litros tivesse como destino final no rio Tocantins e os riachos que cortam o Município.  Segundo especialistas, um litro de óleo descartado de forma incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água.

De acordo com o coordenador Municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, “essa é mais uma ação que o município, por meio da Semmarh, tem colocado em prática a fim preservar o meio ambiente. Além do dano ambiental, quando as pessoas jogam pelo ralo da pia esse produto, ele acaba entupindo bueiros e galerias de esgoto, gerando sérios problemas para a cidade”, destacou Jairo Santana.

O recolhimento do produtor é realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, em seguida encaminhado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). Na sede da entidade ocorre a distribuição do óleo coletado para 06 grupos que atuam na produção artesanal de sabão ecológico nas comunidades do Parque São José, Vila Cafeteira, Recanto Universitário, Bacuri, Conjunto Planalto e bairro da Caema.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), através do telefone (99) 99218-4275 ou na sede da pasta no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta, no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, na Rua Rafael de Almeida Ribeiro, nº 600, São Salvador.

 

Meio Ambiente