Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Importância da coleta seletiva na preservação ambiental é tema de palestra na Escola Maria Evangelista

Objetivo é ampliar a coleta de recicláveis nas escolas da rede pública municipal de Imperatriz

Publicado em: 04/04/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Importância da coleta seletiva na preservação ambiental é tema de palestra na Escola Maria Evangelista

Alunos acompanham a palestra “preservando o meio ambiente com a coleta seletiva” (Foto: Maira Soares)

Dando continuidade as ações que visam ampliar a coleta seletiva nas escolas da rede pública municipal de ensino, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou nesta terça-feira (04), circulo de palestra sobre a importância da coleta seletiva na preservação do meio ambiente. O público-alvo foram alunos da Escola Municipal Maria Evangelista, no Residencial Itamar Guará, região do Conjunto Vitória.

“A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e, por isso, é importante se discutir a relação da reciclagem no meio ambiente nas escolas. Adotar pequenas atitudes na rotina e estimular a comunidade estudantil sobre a separação e destinação correta dos resíduos é uma das formas de ajudar na preservação do meio ambiente”, explica a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

As palestras são ministradas pela equipe técnica do Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Semmarh, sob a direção da engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares. “A conscientização começa na escola e trabalhar com criança e adolescente é muito importante para que eles entendam a importância da reciclagem na preservação ambiental. Nesse sentido, a Secretaria de Meio Ambiente vem desenvolvendo as palestras de conscientização para sensibilizar e envolver a coleta seletiva na vida dos estudantes de nossa cidade”, disse Bárbara Brenda.

De acordo com dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, mais de 82 milhões de toneladas são produzidas anualmente no Brasil e só pouco mais de 2% são reciclados. Para o ano de 2024, o objetivo é reciclar quase 14% de todo o lixo produzido no país e a meta principal é para 2040, quando quase metade de todos os resíduos devem estar sendo reciclados ou passando por algum tipo de tratamento que transforme o lixo, inclusive em recurso energético.

Meio Ambiente