Meio Ambiente

INICIATIVA

Imperatriz se torna uma das principais referências ambientais do Maranhão

Cidade também tem contribuído com doações de mudas a municípios da região

Publicado em: 30/04/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Imperatriz se torna uma das principais referências ambientais do Maranhão

Titular da Semmarh, Rosa Arruda, durante visita do gestor ambiental de Buriticupu, Leonardo Lima. (Foto: Léo Costa)

Com uma população estimada em 259.337 pessoas, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, a cidade de Imperatriz tem se tornado uma das principais referências ambientais do Maranhão.

Desde o inicio da gestão do prefeito Assis Ramos, em 2017, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, vem desenvolvendo projetos e ações que refletem positivamente em outras unidades administrativas.

“É gratificante quando se tem o trabalho que se torna um referencial para outras cidades. Somos gratos em poder contribuir com todos. Esse bom funcionamento das atividades da pasta, uma referência para outros municípios, é fruto da dedicação de todos os servidores da Secretaria de Meio Ambiente”, destacou a secretaria Rosa Arruda.

Além da visitas de representantes de municípios maranhenses, dentre eles São Francisco do Brejão, Estreito, Senador La Rocque, Davinópolis e Caroebe, no estado de Roraima, Imperatriz já realizou doações de mudas de árvores nativas e frutíferas para cidades da região Tocantina, entre elas João Lisboa, Governador Edison Lobão, Montes Altos e Ribamar Fiquene. As mudas são cultivadas no viveiro municipal e doadas por parceiros.

“Temos procurado atender todos os municípios que nos procuram da melhor forma possível. É necessário trabalharmos juntos no processo de preservação, proteção e recuperação da natureza. A doação dessas mudas é importante por que além de ser o principal patrimônio natural de uma cidade, a árvore tem importância vital para manter o equilíbrio do meio ambiente”, enfatizou Rosa Arruda.

O projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos, executado desde 2017 pela Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e de Limpeza Pública, SLP, também tem atraído municípios da região. Já estiveram em Imperatriz para conhecer o desempenho da iniciativa, Açailândia, Grajaú e Porto Franco.

Essa semana esteve em visita na Secretaria de Meio Ambiente de Imperatriz, o titular da pasta do município de Buriticupu, Leonardo Lima.

“O intuito é conhecer o funcionamento do órgão, quais os projetos ambientais estão sendo desenvolvidos e que possamos usar como espelho e aplicarmos em nossa cidade”, disse Leonardo.

Distante aproximadamente 219 km de Imperatriz, o jovem município de Buriticupu, emancipada politicamente em 10 de novembro de 1994, possui uma população estimada em 72.983 habitantes, segundo dados do IBGE.

Meio Ambiente