Meio Ambiente

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Imperatriz é pioneira na coleta seletiva de material reciclável no Maranhão

Município possibilita que empresas e cidadãos façam a separação do lixo de forma correta no meio ambiente.

Publicado em: 29/08/2019 por Regilson Borges

Secretaria do Meio Ambiente

Imperatriz é pioneira na coleta seletiva de material reciclável no Maranhão

Imperatriz foi uma das primeiras cidades do estado a implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Foto: Patrícia Araújo)

A cidade de Imperatriz é pioneira na coleta seletiva de resíduos sólidos no Maranhão. Com a parceria entre Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, o município possibilita que empresas e cidadãos possam fazer a separação do lixo de forma correta no meio ambiente.

Para contribuir com a preservação ambiental, a gestão municipal disponibiliza caminhões para realizar a coleta em pontos específicos na cidade, por meio da Secretaria de Limpeza Pública. Todo o material recolhido é entregue para a Ascamari, que realiza a separação dos resíduos e gera emprego para os seus associados.Pelos serviços prestados à cidade, o prefeito Assis Ramos, reconheceu como de utilidade pública a Ascamari, através de Lei Ordinária nº 1790, de 23 de agosto de 2019.

Outra contrapartida da Prefeitura Imperatriz foi a doação do terreno com cinco mil m² para a Ascamari, localizado no bairro Vila Fiquene, possibilitando aos membros da associação melhores condições de trabalho. De acordo com o presidente da Associação, José Ferreira Lima, seu Zezinho, já foi feito o pedido de ampliação da área para o município, que já se encontra com a finalização da parte burocrática da documentação. Com a expansão do terreno, mais materiais poderão ser alocados no galpão. 

A secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, reforça a parceria fundamental para a realização da coleta seletiva em Imperatriz. Ela destaca os bairros contemplados com o serviço, entre eles Caema, Planalto, Vila São José, Bacuri, Recanto Universitário, Parque Alvorada, Recanto das Palmeiras e Vila Cafeteira. A Semmarh também possui outro papel fundamental neste processo, como o de fomentar as parcerias públicas e privadas para o recolhimento dos materiais.

São cerca de 70 parceiros que contribuem com a Semmarh e Ascamari, como escolas, bancos, condomínios, empresas públicas e privadas que fazem a separação dos resíduos recicláveis. “O recolhimento é realizado conforme calendário de coleta acordado com os parceiros”, declara Rosa.

ASCAMARI

Um dos trabalhadores da Ascamari, Paulo Sérgio, está há mais de um ano na Associação e conta um pouco sobre sua rotina. “Nós trabalhamos num sistema que todo mundo faz de tudo um pouco. São delegadas as funções e todos os dias alguém desempenha algo. Hoje, por exemplo, eu estou recebendo os materiais”, diz.

A Ascamari recebe doações e também faz compras dos resíduos de pessoas carentes. “Existem alguns catadores trabalhando nas ruas, uns são associados e outros não, mas eles trazem os materiais para cá. Tem as empresas que nos doam os materiais" comenta Paulo.

Quem tiver interesse em contribuir com a separação dos resíduos, a Ascamari recebe papéis, plásticos, vidros e metais. Seu Zezinho ainda conta que há um projeto para a Associação receber materiais orgânicos.

Meio Ambiente