Meio Ambiente

RECONHECIMENTO

Imperatriz conquista o 1º lugar em Gestão Ambiental do Maranhão

Premiação contempla municípios que se enquadram no Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Publicado em: 22/07/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Imperatriz conquista o 1º lugar em Gestão Ambiental do Maranhão

Secretária Rosa Arruda, recebe premiação das mãos do secretário de estado, Rafael Carvalho (Foto: Assessoria)

Em reconhecimento às atividades que visam o desenvolvimento sustentável dos 217 municípios maranhenses, a cidade de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, conquistou a primeira colocação do 1º Prêmio de Gestão Ambiental do Estado do Maranhão. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sema.

A solenidade de premiação aconteceu, quinta-feira, 18, na Sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Fiema, em São Luís, parte do Seminário Anual de Gestão Ambiental Municipal, de 16 a 18, direcionados aos municípios maranhenses que possuem termo de habilitação para licenciamento ambiental e os não habilitados, com foco nos que contemplam os principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, da Organização das Nações Unidas, ONU.

Além de Imperatriz com a primeira posição, também foram premiadas pelo desempenho na gestão ambiental, as cidades de Estreito, 2º colocada, e Itinga do Maranhão em 3º lugar, e homenagens as cidades de Trizidela do Vale, Arari e Balsas. “A premiação é um reconhecimento do protagonismo da gestão municipal, relacionada ao meio ambiente. O governo do prefeito Assis Ramos não tem medido esforços para transformar a realidade do município com relação às questões ambientais. Desde o início de sua administração, em janeiro de 2017, a equipe da Semmarh tem se mobilizado em várias e importantes frentes de trabalho, todas com muito zelo, seriedade e responsabilidade com o patrimônio ambiental de nossa cidade”, destacou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

Dentre as ações desenvolvidas pela Semmarh, destacam-se atividades do setor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Departamento de Educação Ambiental, Áreas Protegidas e Paisagismo e o Núcleo de Projetos Especiais, que visam coibir atividades depredatórias, bem como educar, prevenir e contribuir com um ambiente equilibrado e justo, priorizando agentes ambientais, como nos resultados obtidos no projeto A Gente Faz, Coleta Seletiva, com impactos positivos como nunca na história, melhorando o trabalho dos catadores e destinando de maneira adequada os resíduos sólidos recicláveis coletados na cidade. 

Em um ano de implantação do projeto, mais de 500 toneladas de recicláveis foram destinadas à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, apoiada Pela Prefeitura. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, é o órgão responsável por desenvolver, supervisionar e controlar a política de gestão ambiental do município, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, mediante a preservação dos recursos naturais, dentre outras funções relacionadas as questões ambientais.

Meio Ambiente