CONSCIENTIZAÇÃO
Imperatriz compartilha experiência ambiental com Governador Edison Lobão
Objetivo é ampliar a troca de conhecimento com municípios da região Tocantina
Publicado em: 11/04/2023 por Léo Costa
Objetivando compartilhar experiência com municípios da região, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou nesta terça-feira (11), um círculo de palestra em Governador Edison Lobão, distante 30 quilômetros, com temas relacionados à implantação do aterro sanitário de resíduos sólidos de Imperatriz e o projeto de coleta seletiva, executado desde 2017 pela gestão municipal. O encontro, promovido pela pasta ambiental edison-lobense, ocorreu na Câmara de Vereadores da vizinha cidade. Estiveram presentes, agentes políticos, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e estudantes.
“A troca de experiências entre os municípios da região sobre o processo de transformação e de boas práticas ambiental é de extrema importância para a gestão ambiental. E, Imperatriz, com apoio do prefeito Assis Ramos e o empenho de toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente, tem se tornado uma das principais referências em medidas sustentáveis do Maranhão e um exemplo para outros estados. Por isso é importante que compartilhemos com as demais cidades esse conhecimento para que juntos possamos atuar em prol das questões ambientais”, explica a titular da Semmarh, Rosa Arruda.
De acordo com a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Semmarh, “essa troca de experiência entre as gestões municipais voltada para a questão ambiental é de extrema importância por que com isso quem sai ganhando são os munícipes”, disse Bárbara Brenda.
Além de Governador Edison Lobão, outras cidades do Sudoeste Maranhense e de estados como Roraima e Pará têm procurado a Secretaria de Meio Ambiente de Imperatriz para essa troca de experiência em gestão ambiental. Dentre essas cidades estão: São Francisco do Brejão, Estreito, Senador La Rocque, Davinópolis, Açailândia, Grajaú, Porto Franco, João Lisboa, Montes Altos, Ribamar Fiquene, ambas no Maranhão, e Caroebe, no interior de Roraima e Dom Elizeu, no Pará.