Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Imperatriz comemora Dia da Árvore com atividades de Educação Ambiental

Ação envolve plantio de mudas de arvores, revitalização de riachos e palestras educativas

Publicado em: 20/09/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Imperatriz comemora Dia da Árvore com atividades de Educação Ambiental

Revitalização da Avenida JK, parceria Semmarh e Escola Alegria do Saber (Foto: Assessoria)

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, promove atividades de educação ambiental em pontos diversos da cidade.

“Uma das principais finalidades é envolver a comunidade e enfatizar a importância da preservação das árvores, um dos maiores ícones representativos da natureza. Em relação às campanhas educativas focadas nos temas ambientais e de sustentabilidade já fazem parte do cotidiano da Semmarh”, enfatizou Rosa Rosa, titular da Secretaria do Meio Ambiente.

A programação coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Semmarh, traz como tema “Cultive áreas verdes e invista no futuro do planeta”. A ação envolve plantio e distribuição de mudas de árvores, revitalização de riachos e palestras educativas em parceria com unidades de ensino público e particular.

“A iniciativa visa conscientizar a população no que diz respeito a proteção e preservação da biodiversidade, com foco central na educação ambiental. Quando se trata desse trabalho direcionado à comunidade estudantil é por que queremos uma geração diferenciada nas questões ambientais”, destacou Bárbara Brenda Soares, coordenadora de Educação Ambiental.

Em parceria com a Escola Alegria do Saber, a equipe de Educação Ambiental realizou o plantio de 35 mudas de espécies nativas variadas no canteiro central da Avenida JK e às margens do riacho Capivara, região da grande Santa Rita. No Sesi, foi ministrada palestra sobre educação ambiental.

Na manhã desta sexta-feira, 20, a equipe da Semmarh realizou o trabalho de educação ambiental e a distribuição de 200 mudas de árvores nativas no conjunto Habitacional Teotônio Vilela, bairro Bom Jesus.

Programação em comemoração ao Dia da Árvore se encerram neste sábado, 21, dia em que se celebra a data, na 20ª edição do “Agente Faz Cidadania”, praça JK, povoado Lagoa Verde. Na oportunidade, serão distribuídas mudas de arvores nativas e frutíferas, panfletos educativos e orientação sobre coleta seletiva de resíduos sólidos e os perigos das queimadas e como evitá-las. 

No Brasil, o dia da árvore é comemorado em 21 de setembro, às vésperas da entrada da primavera. No Norte e Nordeste do país as árvores costumam ser homenageadas também na última semana de março, época do início do período das chuvas nas duas regiões. A árvore é o símbolo maior da natureza. Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Meio Ambiente