Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Gestão ambiental de Imperatriz desperta interesse de municípios do Maranhão e Roraima

Desde 2017 a cidade se tornou uma das principais referencias em desenvolvimento sustentável do Norte-Nordeste brasileiro

Publicado em: 18/02/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Gestão ambiental de Imperatriz desperta interesse de municípios do Maranhão e Roraima

Secretária Rosa Arruda em reunião com o secretário e adjunto de Senador La Rocque (Foto: Léo Costa)

A cidade de Imperatriz, por meio de ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, tem se tornado referência ambiental para municípios do Maranhão e outros estados do país, onde secretários municipais de Meio Ambiente têm vindo ao município em busca de conhecimento das boas praticas ambientais implantadas pela Semmarh.

“É uma demonstração que o governo do prefeito Assis Ramos está no caminho certo na gestão ambiental. Quando os municípios optam por assumir a gestão ambiental, eles se apropriam de um papel muito importante, visando atender todas as demandas que prezam e priorizam por um ambiente ecologicamente equilibrado. Essa união de forças e troca de experiências é de fundamental importância para toda a sociedade em especial para as gerações futuras”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Este ano a titular da pasta, Rosa Arruda, já recebeu a visita dos secretários municipais de Meio Ambiente, Francisco Leandro Sousa Lima, Caroebe, Roraima; Márcio Miranda, São Francisco do Brejão; Eduardo Cortés, Estreito; Francisco Alves Carneiro, Senador La Rocque; e Lucas Paiva, vice-prefeito de Davinópolis.

Secretária Rosa Arruda e o secretário de Meio Ambiente de Caroebe-RR, Francisco Leandro.

Acompanhado do adjunto, Célio Conceição Pereira da Silva, o secretário de Meio Ambiente de Senador La Rocque, Francisco Alves, o Chiquim Galdino, como é conhecido, destacou a importância ambiental de Imperatriz para as cidades da região.

“Estamos em inicio de gestão do prefeito Bartolomeu Gomes e viemos em busca de parcerias na área ambiental para que possamos aplicar em nosso município. Imperatriz é tida como cidade mãe da região e o trabalho ambiental implantado na cidade é de grande relevância para todos os municípios. Podemos destacar o projeto de coleta seletiva, ações de arborização e técnicas em poda de árvores”, destacou Francisco Alves.

Desde o inicio do primeiro mandato do prefeito Assis Ramos, 2017/2020, Imperatriz se tornou uma das principais referências em desenvolvimento sustentável das regiões norte e nordeste brasileiro. Em 2019, por exemplo, a cidade conquistou a primeira colocação do 1º Prêmio de Gestão Ambiental do Maranhão, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sema.

Rosa Arruda recebe visita do secretário de Meio Ambiente de Estreito, Eduardo Cortés.

Um dos principais projetos ambientais é a coleta seletiva de resíduos sólidos, executado desde 2017 pela Prefeitura, através da Semmarh e Secretaria de Limpeza Pública, SLP, colocando Imperatriz entre os 7 principais municípios do Brasil que mais reciclam materiais, com 4,7%, acima da média nacional de 3,7%. A iniciativa tem atraído visitantes de diversas unidades administrativas interessadas em conhecer o seu funcionamento, como foi o caso de Açailândia, Grajaú e Porto Franco.

Meio Ambiente