Meio Ambiente

SERVIÇOS

Escola Paulo Freire é contemplada com ações de paisagismo

Cerca de 1.000 mudas de árvores frutíferas e arbórea foram cultivadas na unidade de ensino

Publicado em: 03/10/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Escola Paulo Freire é contemplada com ações de paisagismo

Ação desenvolvida pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. (Foto: Maira Soares)

Reinaugurada no último dia (28), pela Prefeitura de Imperatriz, a Escola Municipal Paulo Freire, além das obras de reforma, ampliação e climatização, realizada pela Secretaria de Educação, foi contemplada com o trabalho de jardinagem e paisagismo, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh).

“Além do serviço de modernização na infraestrutura da escola Paulo Freire, ação de extrema importância para a qualidade da educação, um dos marcos da gestão do prefeito Assis Ramos, foi realizado o serviço de paisagismo visando o bem-estar dos alunos”, informou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Foram plantadas na escola cerca de 1.000 mudas de árvores frutíferas e arbórea, tais como, Jambo, Pata de Vaca, Ixorias, Podocarpos Jasmim, Bela Emília, Câmara, Pena de Índio, Buganville, Capim Moreira e palmeiras diversas. As ações foram executadas pelo Setor de Áreas Protegidas e Paisagem da Semmarh, coordenado pela paisagista Olinda Noleto de Sousa. O setor é responsável pela elaboração, execução dos projetos paisagísticos e manutenção dos pontos revitalizados com controle de pragas, adubação e irrigação.

“A revitalização e o embelezamento da escola vai contribuir com a preservação do equilíbrio ambiental na área arborizada, se tornando também um local mais agradável para os alunos nos intervalos das aulas”, pontuou Olinda Noleto.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Bárbara Brenda Soares, “o paisagismo nos pátios das Escolas contribui na melhoraria da estética do ambiente e o conforto dos alunos, bem como serve de ferramenta às práticas escolares porque toda a vegetação pode ser usada como base para ilustrar os conhecimentos teóricos relativos à educação ambiental”, disse Bárbara Brenda.

Com ampliação a Escola Municipal Paulo Freire, na Pedro Neiva de Santana com Avenida Liberdade, passou a contar com 26 salas de aula com capacidade para 2 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), espaços de alimentação, biblioteca sistematizada, refeitório, cozinha, banheiro e um salão de esporte e cultura.

Meio Ambiente