Meio Ambiente

AÇÃO

Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente

Termo foi assinado durante encontro com a Semmarh nesta terça-feira (17)

Publicado em: 17/05/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente

Secretária Rosa Arruda e técnicos da Semmarh em momento das tratativas com empreendedores da Pedro Neiva. (Foto: Léo Costa)

Na data em que se celebra o Dia Internacional da Reciclagem, 17 de maio, que busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), reuniu-se com empreendedores da Avenida Pedro Neiva de Santana, oportunidade em que eles assinaram um Termo de Compromisso Ambiental. O encontro aconteceu no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim.

“Antes da assinatura do termo de compromisso ambiental, a equipe da Semmarh realizou uma ação educativa junto aos comerciantes sobre a importância do descarte correto dos resíduos produzidos por eles. Foi durante essa ação que alguns foram notificados e hoje assinaram o termo e tivemos tratativas sobre a participação de cada um nesse importante processo”, informou a secretária da Semmarh, Rosa Arruda.

Após a reunião, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente entregaram aos empreendedores panfletos educativos e sacolas de lixo para câmbio de carro.

O empreendedor Adelmo Santana Lima, conhecido por Bakana, há 09 anos comercializa alimentos na Avenida Pedro Neiva de Santana, na Vila Redenção, e avalia de forma positiva a iniciativa do poder público municipal.

“O projeto que está sendo desenvolvido pelo município é muito importante por que nos ajuda como comerciantes, além as pessoas que frequentam os estabelecimentos e as que fazem caminhadas ao longo da rodovia. A partir desse momento também seremos agentes propagadores da campanha de descarte correto de resíduos, até porque alguns ainda jogam lixo no canteiro central da avenida e acaba prejudicando tanto quem trabalha como os clientes e transeuntes”, disse Adelmo.

No termo, os comerciantes assumem o compromisso de seguir as recomendações sobre a coleta e descarte de resíduos sólidos, de acordo com o disposto na Lei 1743/2018, da política municipal de gestão de resíduos. A lei proíbe que seja jogado qualquer tipo de resíduo em local inadequado no município de Imperatriz. Nesse contexto, está inserido a Avenida Pedro Neiva de Santana, onde hoje agrega um dos principais pontos de comércio da cidade.  Em caso de descumprimento por parte dos empreendedores serão aplicadas sanções conforme a legislação vigente, ficando eles também comprometidos em providenciar lixeiras com tampa para seus estabelecimentos.

Meio Ambiente