Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Educação Ambiental apresenta balanço do primeiro semestre de 2019

Mais de 10 mil pessoas foram contempladas com palestras, blitz e mudas de alvores nos seis primeiros meses do ano

Publicado em: 11/07/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Educação Ambiental apresenta balanço do primeiro semestre de 2019

Revitalização de riachos em parceria com escolas públicas foram algumas das ações da Semmarh (Foto: Arquivo)

Com cerca de 10.754 pessoas contempladas com ações de educação ambiental, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, apresentou um balanço das atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2019. Dentre as ações destacam-se, palestras educativas em empresas, escolas públicas e particulares, blitz, distribuição de mudas de alvores, paisagismo, revitalização de riachos e limpeza de chafarizes de praças.

“A principal finalidade das ações do Departamento de Educação Ambiental é atender o Município com responsabilidade e eficiência, sempre se atentando às normas legais e ambientais. Por isso, toda equipe está de parabéns pelo trabalho que vem desempenhando. Os dados apresentados nesse período comprovam que avançamos na gestão ambiental de Imperatriz e que as ações vão continuar durante toda a gestão do governo Assis Ramos”, destacou Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.

As atividades são coordenadas pelo Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas, que de janeiro a junho, realizou 5.385 doações de mudas de árvores frutíferas e nativas para a comunidade em ações e do viveiro municipal, plantio de 748 mudas em diversos pontos da cidade, incluindo revitalização de riachos, 19 palestras educativas ministradas em escolas públicas e particulares e empresas, com alcance de aproximadamente 4.362 alunos, professores e funcionários,  99 vistorias de poda e corte de arvores no perímetro urbano, 13 blitz urbanas com entregas de panfletos educativos, sacolas de lixo para carro, exposição de banners e colagem de adesivos, e limpeza de chafarizes das praças da Cultura, Mary de Pinho e da Bíblia.

“A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental, vem trabalhando na formação de consciência da comunidade, sobre a importância de cada um deles nesse processo de transformação ambiental. O trabalho vem surtindo efeito e é importante que todos se tornem agentes propagadores e guardiões da natureza.”, enfatizou Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais.

Também foram intensificadas as ações de paisagismo e revitalização de canteiros de avenidas, praças, rotatórias e viaduto, dentre os quais, rotatória da Avenida JK, BR-010; Rua 15 de Novembro, Centro; Rotatória da BR-010, Vila Lobão e Maranhão Novo; Praça da Voz, Parque Alvorada II; Avenida Pedro Neiva de Santana, extensão da Vila Lobão, Vila Nova, Vila Parati, Vila Redenção e Parque das Palmeiras; rotatória do Aeroporto Renato Cortez Moreira, BR-010; e viaduto, setor Entroncamento. Além disso, o Departamento de Educação Ambiental desenvolve vistorias em praça, logradouros e áreas de preservação para planejamento de paisagismo e tratos culturais, como irrigação, poda de arvores e controle de pragas.

Como parte do cronograma de atividades da Semmarh, aconteceram nos 6 primeiros meses do ano, a execução de 05 projetos educativo, como, Semana das Águas, alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, Campanha Cidade Limpa, Plano de Arborização Urbana, Agenda Ambiental na Administração Pública, A3P, e o 1º Seminário Municipal de Meio Ambiente, realizado dia 05 de junho, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Uemasul, com 259 participantes.

Meio Ambiente