Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com a realização de seminário

Encontro teve como tema “Licenciamento ambiental: Perspectivas Técnicas e Jurídicas”.

Publicado em: 06/06/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com a realização de seminário

Evento contou com a participação de estudantes e representantes de diversos seguimentos da sociedade. (Foto: Assessoria)

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que desde 1972 é comemorado oficialmente em 5 de junho, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou na noite de quarta-feira (05), a 4ª Conferencia Municipal do Meio Ambiente. O evento ocorreu das 19h às 22h no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Imperatriz, abordando tema sobre “Licenciamento ambiental: Perspectivas Técnicas e Jurídicas”.

“No decorrer do ano, a Secretaria promove diversas ações, projetos e programas voltados à causa ambiental e o seminário sempre traz pontos importantes sobre conscientização e ações de Educação Ambiental para alunos e população, pois ele tem como finalidade proporcionar uma mudança positiva na conscientização e no comportamento ambiental de toda a comunidade”, informou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

O acontecimento teve como palestrante a coordenadora do setor de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Janaíres Cazais, ela destacou que “durante o seminário, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, abordamos sobre os procedimentos e as dificuldades do Licenciamento Ambiental para fomentar e fortalecer nos estudantes sobre a importância de se fazer o objeto do Licenciamento Ambiental onde seu maior objetivo é proteger o meio ambiente e os biomas brasileiros”.

Janaíres Cazais acrescentou que “quando se conversa, discute e troca experiência, a gente sente mais uma possibilidade de está fortalecendo na vida dos futuros técnicos em meio ambiente um olhar mais critico sobre o Licenciamento Ambiental, compreendendo que ele é um processo que se define medidas para aquela atividade que seja implantada no município seja de forma sustentável com menor impacto possível. É de extrema importância que estejamos discutindo esse tema por quer estamos discutindo a nossa vida, a cidade que vivemos, que queremos, que sonhamos e o que podemos contribuir para que essa cidade seja melhor e mais sustentável para nossos filhos e nosso netos”, finalizou.

Após a palestra foi realizada uma mesa redonda com foco sobre as dificuldades do licenciamento ambiental nas atividades de obra civil, comércio varejista e atacadista, indústria e extração mineral. O momento teve como participantes os analistas ambientais, Indri Santos, Warckson Gleyvison, Thalita Zague e Ana Letícia Fernandes, e a assessora jurídica Wanessa Camila Silva. Ao final do evento será disponibilizado certificado de participante aos presentes.

Na manhã desta quinta-feira (06), a programação da Semana do Meio Ambiente, alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, teve continuidade com palestras, às 8h, sobre "Preservação dos recursos naturais", na Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, Avenida 01, Quadra 33, Residencial Itamar Guará. Em seguida, às 10h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Avenida da Universidade, s/n, Conjunto Habitacional Dom Affonso Felipe Gregory, Bom Jesus, houve círculo de palestra sobre a preservação do meio ambiente e plantio de 12 mudas de ipê. 

Amanhã, sexta-feira (07), as atividades se encerram com blitz com doação de mudas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Imperatriz, Avenida Newton Bello, s/n, Vila Maria, grande Santa Rita, e às 10h, palestra na Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Unidade Ouro Verde.

Meio Ambiente