Meio Ambiente

AÇÃO

Comemorações pelo Dia da Árvore foram iniciadas com ação em escola da rede municipal

Atividades iniciaram com palestra na Escola Municipal Morada do Sol e se estendem ao logo do mês de setembro em diversos pontos da cidade

Publicado em: 01/09/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Comemorações pelo Dia da Árvore foram iniciadas com ação em escola da rede municipal

Alunos acompanham palestra ministrada pela Semmarh sobre educação ambiental (Foto: Maira Soares)

Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), deu início nesta quinta-feira (01), uma série de atividades relacionadas às questões ambientais. As ações iniciaram com palestra sobre “O papel da sociedade na preservação do Meio Ambiente”.

Público alvo foram alunos do 8º Ano da Escola Municipal Morada do Sol, na Avenida Liberdade,  na grande Vila Nova. Programação prossegue nesta sexta-feira (2) na unidade estudantil e se estendem ao longo do mês de setembro em pontos diversos da cidade.

“Envolver a comunidade estudantil é promover a importância da preservação ambiental, conscientizando e incentivando a proteção ao meio ambiente para que estejam sempre em pauta nas atividades desenvolvidas nas escolas. É importante essa atuação da Secretaria de Meio Ambiente com as unidades de educação com ações nas questões ambientais de integrar projetos participativos e contínuos no ambiente escolar, pois são de fundamental importância para consciência crítica acerca dos problemas ambientais existentes”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

As ações são coordenadas pelo Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, sob a direção da engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares.

“A Educação Ambiental está sendo inserida no ambiente escolar visando desenvolver uma consciência ecológica a qual expressa às problemáticas relacionadas à qualidade de vida do ser humano, exigindo a participação consciente de todos na preservação do meio ambiente. A educação ajuda na formação de cidadãos mais conscientes com a necessidade de promover um futuro melhor para as novas gerações”, enfatizou Bárbara Brenda.

Revitalização de riachos em parceria do Meio Ambiente com escolas municipais (Arquivo)
Revitalização de riachos em parceria com Secretaria de Meio Ambiente e escolas municipais. (Foto: Arquivo)

Dados do Departamento de Educação Ambiental e do Setor de Áreas Protegidas e Paisagem da Semmarh apontam que de 2017 ao primeiro semestre de 2022 já foram utilizadas quase 12 mil mudas de árvores frutíferas, arbórea e ornamentais no projeto de revitalização ambiental dos espaços públicos da cidade, incluindo praças e riachos.  

O Dia da Árvore é comemorada no Brasil em 21 de setembro, devido à proximidade com o início da primavera. As árvores melhoram a qualidade do ar, servem de moradia para diversas espécies de aves, fornecem alimento e proporcionam sombra, além de impedirem a erosão do solo.

Meio Ambiente