Meio Ambiente

SERVIÇOS

Coleta seletiva registra avanço de mais de sete por cento em relação a 2019

Ano de 2020 fechou com 34.708 toneladas de recicláveis a mais que o anterior

Publicado em: 07/01/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Coleta seletiva registra avanço de mais de sete por cento em relação a 2019

Percentual de crescimento de recicláveis foi de aproximadamente 7,5% (Foto: Arquivo)

Mesmo com a paralisação da coleta seletiva nos meses de abril e maio, em razão da pandemia do novo coronavírus, Imperatriz registrou avanços significativos no volume de recicláveis coletados em 2020. A planilha de acompanhamento de resíduos recicláveis aponta que o percentual de crescimento foi de aproximadamente 7,5% em relação a 2019, passando de 463.304 para 498.012 toneladas.

“Após a retomada das atividades no mês de junho, conseguimos alcançar no geral quase 35 toneladas a mais que o ano de 2019. São números importantes por que tudo isso contribui com o meio ambiente, evita a disseminação de doenças e ajuda na qualidade de vida das famílias que sobrevivem do resultado da coleta seletiva”, enfatizou o coordenador da Coleta Seletiva, Jairo Sant´Ana.

Os dados fazem parte do balanço anual realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, com participação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, “a pandemia mudou a rotina de serviços da coleta seletiva em nossa cidade, nos levando a paralisar os trabalhos por dois meses. Durante o período de paralisação fizemos alguns ajustes que atendem as exigências sanitárias e elaboramos um plano de segurança e prevenção de risco que beneficia todos os envolvidos no projeto”, destacou.

Coleta é desenvolvida pela Secretaria de Limpeza Pública, SLP, com a logística da empresa Sellix Ambiental. O material coletado é destinado para a Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

O projeto municipal de coleta seletiva conta com ações de porta em porta, 12 Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, que recolhem resíduos reutilizáveis, e a participação de 74 parceiros, incluindo empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral.

Para manter contato com a equipe da Coleta Seletiva, os interessados podem ligar no Disque Coleta (99) 99218-4275 ou na empresa Sellix Ambiental, (99) 99191-9180.

Meio Ambiente