SERVIÇOS
Coleta seletiva divulga números referentes a setembro de 2022
O mês fechou com mais de 38 toneladas de recicláveis destinados para Ascamari
Publicado em: 19/10/2022 por Léo Costa
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), com participação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), divulgou esta semana a Planilha de Acompanhamento de Resíduos Recicláveis destinados para a entidade dos catadores.
Os dados apontam que somente esse ano já foram destinadas para a Ascamari 304.074 toneladas de materiais recicláveis, sendo que de janeiro até agora. E o mês de setembro, com 38.400 toneladas, fechou com a terceira maior destinação, atrás apenas dos meses de abril com 42.700 e março com 39.800 toneladas, respectivamente.
“A coleta seletiva vem registrando um importante avanço em Imperatriz. Além de ser um compromisso da gestão municipal com o meio ambiente, trata-se de uma preocupação e o cuidado com os catadores de materiais recicláveis. É um olhar especial para as famílias que vivem dessa atividade” enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.
A exemplo dos meses anteriores, o destaque da coleta seletiva é para o papelão, com 21.450 toneladas; seguido do papel misto, com 10.500; ferro, com 2.700 e plásticos em geral, com 2.600.
Executada desde 2017 pela Prefeitura de Imperatriz, inicio da gestão do prefeito Assis Ramos, a coleta seletiva já destinou para a Ascamari 2.013.516 toneladas de recicláveis. O programa conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), coleta de porta em porta e a participação de 82 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral.
Segundo o coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, com as ações desenvolvidas o município tem obtido resultados positivos na coleta de recicláveis, que são destinados para a Ascamari. “Com o sucesso da coleta seletiva, que envolve prefeitura, parceiros do projeto e a comunidade, podemos ampliar a geração de emprego e renda a partir do aumento do material coletado e encaminhado para a associação dos catadores”, explicou Jairo Santana.
Os resíduos são coletados pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), sob a logística da empresa MB Limpeza Urbana, e encaminhados para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Cerca de 250 famílias, em situação de vulnerabilidade econômica, são beneficiadas, direta e indiretamente.
Para participar da coleta seletiva, os moradores ou comerciantes podem ligar para Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), através do Disque Coleta (99) 99218-4275 e/ou na empresa MB Limpeza Urbana (99) 98511-4564.