Meio Ambiente

SERVIÇOS

Coleta exclusiva de vidro fechou o mês de janeiro com quase nove toneladas de resíduos

​​​​​​​Material coletado é encaminhado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis

Publicado em: 08/02/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Coleta exclusiva de vidro fechou o mês de janeiro com quase nove toneladas de resíduos

Em 2023 foram encaminhadas mais de 90 toneladas de vidro para a reciclagem (Foto: Arquivo)

A coleta seletiva exclusiva de vidro realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio e Recursos Hídricos (Semmarh), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional Sul do Maranhão, fechou o mês de janeiro de 2024 com 8,7 toneladas de resíduos coletados em bares, restaurantes e similares.

“O vidro não é um material biodegradável e ao ser descartado incorretamente no lixo comum, pode prejudicar o meio ambiente. Ele também é um material cortante e que pode machucar quem o manuseia, como é o caso dos agentes de limpeza pública durante a coleta, quando descartado inadequadamente sem o devido cuidado. Mas, quando é feito o descarte de forma correta, além de contribuir com a preservação ambiental, gera emprego e renda para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

 

Em 2023, ano de implantação do projeto municipal de coleta exclusiva de vidro, foram encaminhadas para Ascamari, de onde seguiu  para reciclagem, cerca de 90 mil e 410 quilos do material para o estado de Sergipe, onde é reciclado e transformado em matéria-prima.

O material é coletado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), via equipe de limpeza urbana, e destinado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando, direta e indiretamente, em torno de 250 famílias.

Meio Ambiente